ASSINE
search button

Brasil não está dividido...está, sim, mutilado

Agressões na campanha revelam anomia do Estado em todos os níveis da política

Compartilhar

O jornalista Lauro Jardim acaba de publicar em seu blog, da Revista Veja, que a campanha de Aécio Neves conseguiu documentos que servirão para atacar a candidata Dilma Rousseff no debate deste domingo na Rede Record.

Segundo Lauro, o tucano recebeu hoje, em Porto Alegre, onde cumpriu agenda, documentos com denúncias contra familiares de Dilma. O que a campanha de Aécio comenta é de que se trata de material de alta combustão. 

Há uma especulação no mercado de que o volume de denúncias feitas contra Aécio no estado de Minas Gerais pode ter oferecido alguma alteração nas pesquisas eleitorais que estão sendo apuradas hoje. Em contrapartida, consta que o comitê de campanha de Dilma guarda pesada munição sobre envolvimento com empreiteiras, privatização e denúncias de comportamento.

O povo assiste a todos os tipos de acusações, constatando uma anomia do Estado em todos os níveis da vida política brasileira, onde se percebe que a democracia é o regime mais puro num processo político.

Em compensação, quando no processo democrático é preciso chegar a níveis mais chulos em uma campanha, o povo tem o direito de não acreditar em mais nada. Talvez tenha sido essa a principal razão dos cerca de 30% de abstenções e de votos nulos e brancos. É quando se percebe que o Brasil não está dividido, o Brasil, está sim, mutilado, pois o vencedor não terá mais do que 60 milhões de votos, de uma população com mais de 200 milhões.