ASSINE
search button

Que vergonha

Boca de urna põe por terra pesquisas de intenção de voto em vários estados

Compartilhar

Confirmados os resultados de boca de urna realizada pelo Ibope e divulgada ao final da votação nas eleições para governador, neste domingo (5), é obrigatório que os institutos de pesquisa enfrentem um processo ou sejam obrigados a responder claramente que não houve má fé nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até o último sábado.

Coincidentemente, os derrotados nas pesquisas eram candidatos do PT e as mudanças agora, com a boca de urna, dão a boa parte destes mesmos candidatos do PT a vitória que, até as penúltimas pesquisas, não se poderia imaginar que pudesse acontecer.

Na Bahia, nunca nenhum instituto de pesquisa admitia sequer a possibilidade de o candidato do PT, Rui Costa, poder ganhar no primeiro turno, como agora admite a boca de urna.

No Rio Grande do Sul, o candidato do PT, Tarso Genro, nunca aparecia em segundo ou ameaçando a eleição que parecia tranquila de Ana Amelia. No resultado deste domingo Tarso Genro aparece com 35% e do PDT, José Ivo Sartori, do PMDB, com 29%. Ana Amélia, do PP< aparece com 26%.

No Rio de janeiro, as pesquisas apresentavam no primeiro turno diferença de mais de 10 pontos entre Pezão e Garotinho. Na boca de urna, Pezão tem 34% e Garotinho, 28%, uma diferença de 6 pontos. A diferença entre Marcelo Crivella e Garotinho, nas pesquisas, eram mínimas, apontando para empate técnico. Na boca de urna, a diferença é de 10 pontos. 

Claramente, a preocupação é se esses resultados representavam um processo subliminar e criminoso contra esse candidatos.

Em Minas Gerais, a candidatura e números do PT são acachapantes. A preocupação agora é esperar pelos resultados oficiais.

>> Em MG, Pimentel tem 53% e Pimenta, 37%, segundo boca de urna do Ibope

>> Boca de urna: Pezão e Garotinho vão para 2º turno, diz Ibope

>> RS: boca de urna aponta disputa entre Tarso Genro e José Ivo Sartori

>> Na Bahia, Rui Costa tem 49%; Paulo Souto (DEM) tem 39%