ASSINE
search button

São Paulo antecipa as crises que podem vir a ser institucionais 

Compartilhar

São Paulo nunca esteve com Getulio Vargas. Sempre foi contra ele e inclusive ajudou a derrubá-lo. Na época de Getulio Vargas, o líder da oposição criou um partido  - o PSP. Ademar de Barros era conhecido por dois fatos históricos: sua frase “rouba, mas faz”, e o fato de ter tido seu cofre roubado na época da ditadura. Afirmaram que o cofre teria sido roubado com a participação de políticos importantes, inclusive ainda no Brasil de hoje.

O cofre estava na residência de uma íntima amiga de Ademar de Barros, na Avenida Rui Barbosa. Ademar nunca reclamou do roubo. Há dois anos, a atual mulher de um filho de Ademar de Barros, mãe de um dos mais famosos médicos que atendem presidente da República, teria questionado o que a história - com “I” ou com “H” - conta sobre este roubo. A senhora do filho do governador interpelou e disse: “Você precisa me explicar como roubou o cofre do meu sogro”. 

Esse partido - PSP - se dizia popular e progressista, mas na realidade é como o atual PSDB. Usa o manto da atual democracia, mas na realidade é um partido da elite brasileira, se tornando um partido só de São Paulo. PSDB e PSP parecem caminhar juntos: um é hoje o que o outro foi ontem. 

Atualmente, o PSDB tem cinco governadores: Geraldo Alckmin (São Paulo), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Marconi Perillo (Goiás), Simão Jatene (Pará), e Beto Richa (Paraná). 

Nestas eleições, o PSDB tem 12 candidatos a governador: Distrito Federal - Luiz Pitiman, Goiás - Marconi Perillo, Mato Grosso do Sul - Reinaldo Azambuja, Alagoas – Julio Cezar, Paraíba - Cássio Cunha Lima, Acre - Márcio Bittar, Pará - Simão Jatene, Rondônia - Expedito Júnior, Minas Gerais - Pimenta da Veiga, São Paulo - Geraldo Alckmin, Paraná - Beto Richa, Santa Catarina - Paulo Bauer.

E conforme as últimas pesquisas eleitorais, o PSDB lidera atualmente a disputa em seis Estados: Paraná, com Beto Richa; São Paulo, com Alckmin; Goiás, com Marco Perillo; Paraíba, com Cássio Cunha Lima; Pará, com Simão Jatene; Rondônia, com Expedito Júnior.