ASSINE
search button

Inglaterra afronta o Brasil com detenção de brasileiro

Deter David Miranda pode ter sido um tiro no pé

Compartilhar

A detenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Londres, por nove horas, com base numa esdrúxula lei antiterrorismo, reflete toda a estupidez do governo britânico e a subserviência aos Estados Unidos, que a essa altura devem estar bastante preocupados com a asneira inglesa e suas consequências. O companheiro de Miranda, o jornalista Glenn Greenwald, radicado no Rio, prometeu que vai dar o troco publicando em breve muito mais informações sobre as espionagens feitas pelos americanos e já divulgadas por ele no blog que mantém no do jornal inglês The Guardian.

A atitude estúpida do governo britânico é a mesma desde o caso de Jean Charles, assassinado pela Scotland Yard por engano numa demonstração de incompetência ímpar e que até hoje não reconheceu seu erro. A família de Jean Charles ainda busca uma reparação, ingressou na justiça britânica e a única coisa que conseguiu foi o desprezo, como se sua morte não fosse algo que devesse ser tratado na esfera jurídica.

A detenção de Miranda, que fazia apenas uma escala na Inglaterra vindo de Berlim voltando para o Brasil, foi um ato de arbitrariedade que só causou indignação internacional e não teve nenhum resultado prático a não ser causar a repulsa de Glenn, que nos próximos dias deverá divulgar mais informações que lhe foram repassadas pelo espião Edward Snowden, ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA- na sigla em inglês) sobre a espionagem que os EUA fazem em vários países, particularmente no Brasil.

Após ter publicado uma série de reportagens sobre a vigilância dos Estados Unidos e da Inglaterra, Glenn disse que ainda tinha material muito mais bombástico para divulgar e o momento é mais que mais propício para isso, rechaçando a arbitrariedade com informação. Aguardamos todos com ansiedade essa novas revelações, que sejam muitas, Glenn, e que sejam tão ou mais explosivas quanto você já havia anunciado. Bom trabalho.