ASSINE
search button

JMJ: quatro dias de plena paz com 3 milhões de pessoas nas ruas

Compartilhar

Quando parte da programação da Jornada Mundial da Juventude teve que ser transferida para Copacabana, houve uma apreensão de todos diante do imprevisto e de se realocar um contingente, na casa dos milhões, num local que não estava previsto inicialmente para receber os jovens. Mas foram, surpreendentemente, quatro dias de plena paz, sem nenhum tumulto, chegando a reunir três milhões de pessoas na praia, número que é o dobro do que o bairro está acostumado a receber nas passagens de ano. E o responsável por isso é Dom Orani Tempesta.

Esta celebração em clima totalmente pacífico e de confraternização serve de lição para os políticos, num momento em que os jovens também saem às ruas para mostrar sua indignidade com os rumos do país. Os jovens mostraram que sabem se reunir com espírito de unidade e de bem comum. Mostraram que estão com razão também quando protestam, e que estão muito, muito distantes de grupos isolados de vândalos que partem para a depredação.

Neste domingo a Jornada Mundial da Juventude 2013 encerra sua programação e, apesar de todos os percalços, o que se viu foi uma das mais bonitas confraternizações de jovens em todo o mundo, não sendo exagero dizer também de todos os tempos. A maior responsabilidade do sucesso desse encontro deve ser atribuída ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, incansável na sua missão, mantendo a tranquilidade diante de todas as dificuldades num evento desse porte.

O belo trabalho teve como fruto a mensagem de paz dada ao mundo pelo Papa Francisco, que na sua simplicidade deu lições de vida a todos os brasileiros e pediu aos que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social que não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário.

"Os jovens são a porta de entrada do futuro", disse o Papa para, em outro momento, ressaltar que os jovens não devem nunca desanimar, não devem perder a confiança e não deixar que a esperança se apague.