ASSINE
search button

Formação de novos atletas é debatida em seminário na Casa Brasil

Compartilhar

O domingo, 7, é dedicado a debater o incentivo ao esporte e a formação de atletas. Acontece ao longo de todo o dia, no Armazém 2 da Casa Brasil, no Pier Mauá, um seminário que discute a implantação, a gestão e a construção dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). O projeto do Governo Federal prevê a construção de complexos esportivos de alto nível em regiões de vulnerabilidade social para que crianças e jovens possam ter a iniciação em esportes olímpicos e paralímpicos. O encontro reúne gestores e representantes de prefeituras de todo o país.

O objetivo é entregar equipamentos esportivos qualificados e que atendam aos requisitos oficiais. O programa prevê, além da iniciação esportiva, o acompanhamento dos atletas até uma possível atuação profissional, estimulando o esporte de alto rendimento no Brasil.

No embalo da realização dos Jogos no Rio, a expectativa é que o envolvimento com o esporte seja ainda mais incentivado. É no que acredita o diretor do Departamento de Infraestrutura de Esporte (DIE) do Ministério do Esporte, Antonio Leite dos Santos Filho. "Reunir os envolvidos e o público aqui é uma forma de mostrar como o projeto é conduzido, quais são as expectativas que nós temos e até mesmo recebermos contribuições e sugestões", resumiu.

O seminário na Casa Brasil serve também para prospectar novos interessados, conforme explica a engenheira Débora Mara Caldeira, do DIE. "Uma das vertentes do encontro é preparar as prefeituras para a gestão do equipamento esportivo e assim atingir os indicadores propostos", explica.

Estão previstos 235 centros em 224 municípios, com custo estimado de R$ 861 milhões, totalmente oriundos de recursos do Governo Federal. O primeiro deles foi inaugurado em Franco da Rocha (SP), em junho. Os centros têm três tamanhos, de acordo com o terreno disponibilizado pelas prefeituras, e no total podem oferecer estrutura para até 16 modalidades olímpicas e 6 modalidades paralímpicas.

Com Portal Brasil 2016