ASSINE
search button

'El País': Jogos? Para quem?

Reportagem analisa quem se beneficia com os jogos olímpicos verdadeiramente

Compartilhar

Reportagem publicada nesta segunda-feira (1) no jornal espanhol El País, questiona para quem são feitas as Olimpíadas do Rio. "Para uns 10 mil atletas dizerem a cada quatro anos que participaram deste evento que tem grande peso em seu currículo, mais do que qualquer outro triunfo possa ter em sua vida. Sabe-se que após a participação em uma Olimpíada, o cachê dos atletas para participação em publicidade valoriza muito, talvez o montante seja muito mais valioso do que seus ganhos com o esporte", diz a reportagem. 

Mas El País também fala que os Jogos Olímpicos são maravilhosos para a empresa que organiza o Comité Olímpico Internacional (COI), com sede em Lausanne, onde goza da "opacidade financeira que só a Suíça oferece aos seus residentes". "Os Jogos de Verão são responsáveis por uma receita de 3.000 milhões de euros a cada quatro anos", destaca.

> > Los Juegos, ¿para qué?

A reportagem de El País também diz que os Jogos Olímpicos podem ser bons para a cidade e o país sede, "desconsiderando o fato de que são uma dor de cabeça e ruína certa, pode se viver um momento de orgulho onde dizem ao mundo que já atingiram um tal nível e podem se dar ao luxo de organizar os Jogos Olímpicos."

O jornal ainda lembra que as Olimpíadas podem ser divertidas para a sociedade, já que são uma distração, com um show que é muito bom para a TV, com 15 dias de cobertura, além da abertura com fogos, crianças e artistas que ganham visibilidade e algum dinheiro para compor algum quadro enquanto os atletas ficam em segundo plano e até crianças fazem filas para dançar e cantar. 

El País conclui questionando se é necessário fazer esse barulho todo para competições de esporte e se realmente vale a pena tudo isso...