ASSINE
search button

Casa Colômbia é vitrine do país durante a Olimpíada

Compartilhar

A Colômbia entra no espírito olímpico e inaugura no dia 6 de agosto (sábado), às 15h, a Casa Colômbia. Trata-se de uma vitrine para promover a imagem, a cultura e o talento de seu povo, além de estimular os investimentos, o turismo e exportações durante a Rio2016. Com entrada livre, o espaço será palco, diariamente, de atividades gratuitas para os visitantes.

É a primeira vez que o país participa com uma casa temática nos Jogos Olímpicos. A Casa Colômbia está instalada no prédio do Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Porto Maravilha, centro da atividade cultural e turística durante a competição. Lá foram criadas áreas dedicadas à indústria, com mostra de produtos colombianos, à promoção do turismo e das atividades esportivas e culturais.

O espaço possui uma área de 265 m² para exibições internas e um pátio de 540 m² para atividades externas. Personalidades do mundo empresarial receberão seus convidados e os atletas da delegação do país terão uma área especial para celebrar suas vitórias.

Na sala central, os visitantes assistirão a um grande número de atrações que lhe permitirão ter uma ampla visão da Colômbia, sua cultura e seu povo. Uma exposição sobre as características geográficas do país possibilitará uma viagem mágica pelos pisos térmicos, como são conhecidas as regiões climáticas colombianas, com seus atrativos topográficos, culturais, gastronômicos e turísticos.

As principais cidades colombianas são apresentadas com informações e imagens de suas atrações, que contribuíram para torná-las destinos turísticos internacionais de grande procura. A gastronomia é outro ponto alto, com mostras das frutas mais representativas do país, além da degustação do Café Juan Valdez, ícone mundial de qualidade, que será servido em uma cafeteria montada no local.

Brasileiros e turistas estrangeiros poderão visitar uma inédita exposição digital sobre arte, patrimônio e cultura, com as coleções dos centros culturais do Banco de la República, a coleção do Museu do Ouro e da Rede de Bibliotecas. Também conhecerão um pouco do trabalho de músicos e cantores colombianos e poderão ouvir suas canções mais conhecidas com fones de ouvido. O local permite uma parada estratégica para conhecer o rico artesanato do país e as principais matrizes de exportação da Colômbia (setor agroindustrial, alimentício, utilidades domésticas e cosméticos, entre outros).

O tema da paz está integrado à Casa Colômbia. Além da vontade política e das mudanças sociais necessárias para gerar processos de pacificação, também são necessárias palavras e imagens para nomear a realidade. Este é o objetivo do projeto La Paz se Toma la Palabra, exposição organizada pelo  Banco de la República (Saiba mais em https://proyectos.banrepcultural.org/proyecto-paz/)