ASSINE
search button

Atleta de levantamento de peso diz que está tudo certo na Vila Olímpica

Compartilhar

A equipe brasileira de levantamento de peso chegou neste domingo (24) à Vila Olímpica, com os atletas Fernando Reis, Mateus Machado, Rosane Santos e Welisson Rosa da Silva, além do técnico Luís Lopez e do chefe de equipe Edmilson Dantas. A delegação olímpica estará completa no próximo dia 1º de agosto, quando chegarão à Vila a atleta Jaqueline Ferreira e o técnico Dracos Stanica.

Ao contrário do Comitê Olímpico Australiano (AOC, sigla em inglês), que disse, em comunicado, ter encontrado problemas nas instalações onde vão ficar seus atletas, Rosane Santos afirmou à Agência Brasil não ter encontrado nenhuma irregularidade na Vila. “Está tudo certo”, garantiu. Os atletas brasileiros de levantamento de peso começam a treinar nesta segunda-feira (25), no Pavilhão 2 do Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, onde serão realizadas as provas, no período de 6 a 16 de agosto.

Segundo a assessoria de imprensa da seleção olímpica, os brasileiros disputarão as provas nas categorias 53 quilos feminino, no dia 7 de agosto, com Rosane Santos; 75 quilos feminino e 85 quilos masculino, no dia 12, com Jaqueline Ferreira e Welisson Silva, respectivamente; 105 quilos, no dia 15, com Mateus Machado; e acima de 105 quilos, no dia 16, com Fernando Reis.

Natural do Rio de Janeiro, Rosane Santos é medalhista de ouro no Campeonato Sul-Americano, que serviu como evento-teste da Rio 2016. Disse que a expectativa para a Olimpíada é boa, no sentido de “melhorar os resultados e ficar bem colocada”.

O levantamento olímpico de peso é composto de provas de arranco e arremesso. Na primeira, com apenas um movimento, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça. No arremesso, ele primeiro apoia a barra sobre os ombros e depois a ergue sobre a cabeça. Cada prova permite três tentativas. O melhor resultado consiste na soma do maior peso levantado nas duas provas.