ASSINE
search button

Vila dos Atletas é entregue ao Comitê Rio 2016

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes entregou ontem, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, as chaves da Vila dos Atletas da Rio 2016. O presidente da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho, participou da cerimônia, que teve ainda a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman;e do Ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, entre outras autoridades.

“É a Vila dos Atletas mais bonita da história dos Jogos”, afirmou Thomas Bach, que, ao visitar um dos apartamentos, elogiou a infraestrutura do complexo.

O prefeito, por sua vez, agradeceu ao empenho da Carvalho Hosken na execução da obra, com qualidade e dentro do prazo.

“Sem o esforço do dr. Carlos de Carvalho, nada disso seria possível”, disse Paes.

 Com 31 prédios de 17 andares, a Vila dos Atletas receberá quase 18 mil atletas e integrantes de equipes técnicas das Olimpíadas e das Paralímpiadas, além de 13 mil trabalhadores e funcionários, que manterão toda a estrutura funcionando 24 horas por dia. O complexo em que a Vila está instalada, batizado de Ilha Pura, foi desenvolvido pela Carvalho Hosken e pela Odebrecht, num sistema de parceria público-privada.A obra, iniciada em 2012, foi entregue no prazo, em março passado.

No total, o Ilha Pura terá 3.604 unidades em um terreno de 820 mil m². A Vila dos Atletas ocupa 206 mil m² deste total. São 11 plantas de apartamentos diferentes, variando de 77m² a 230m² e mais de dez modelos de prédio. Construído com uma filosofia de sustentabilidade – que inclui, por exemplo, equipamentos para economizar energia ou para reaproveitar as águas – o Ilha Pura terá ainda um parque público de 72 mil m², com projeto de paisagismo do escritório Burle Marx, uma ciclovia e piscinas.

A Vila dos Atletas também tem números grandiosos. Os apartamentos (de dois, três ou quatro quartos) serão equipados e decorados com 600 mil itens: camas, armários, roteadores de wi-fi, luminárias, entre outros. Haverá ainda estruturas temporárias para o restaurante, posto de saúde e academia de ginástica. Sem falar nas 120 mil toalhas, 70 mil lençóis e 19 mil edredons que estarão à disposição dos atletas. A expectativa é que 60 mil refeições serão oferecidas por dia.