ASSINE
search button

Baixo Suíça, eleito o melhor local público da Copa, volta à Lagoa ampliado

Compartilhar

Sucesso de público na Copa do Mundo em 2014, o Baixo Suíça, espaço criado pelo Governo da Suíça para receber visitantes e atletas de todo o mundo, voltará repaginado e maior para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O popular ponto de encontro conquistou o coração dos cariocas durante a Copa do Mundo de 2014.

Uma das poucas abertas ao público, a nova estrutura, de 4.100 metros quadrados, terá três casas e um parque ao ar livre, localizados no campo de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas. A expectativa é que receba cerca de 450 mil pessoas nos meses de agosto e setembro. A Presença Suíça, órgão do governo, é a responsável pela iniciativa.

A casa oferecerá ao público uma série de atrações gratuitas. Para os que amam a prática esportiva, o destaque será o rinque de patinação de gelo sintético, com capacidade para 50 pessoas. Para criar o rinque, a Presença Suíça contratou a Glice, referência mundial em rampas artificiais e produção de gelo sintético. O material não derrete no calor e funciona sem eletricidade e água. Os visitantes poderão usar equipamentos de patinação disponíveis para empréstimos no local.

As atividades planejadas também incluem uma pista de corrida com um photochart patrocinado pela Omega, assim como uma cabine giratória de teleférico, um trem tipicamente suíço e até um globo de neve gigante. O Baixo Suíça terá também um espaço gastronômico para agradar a todos os paladares. Na área de alimentação serão servidas especialidades como um churrasco suíço especial, feito no “firering”, e um food truck que contará com ingredientes do Brasil e da Suíça que, combinados, se harmonizarão em pratos criativos e saborosos. E, é claro, haverá espaço para o famoso chocolate do país, com um ateliê para os chocólatras.

O Baixo Suíça receberá diversos convidados, incluindo a Miss Suíça 2016, Laurianne Sallin, e o cantor suíço-brasileiro Marc Sway, que fará um setlist com músicas dos dois países. Apesar de as competições olímpicas serem os destaques no telão, haverá um mix de outras programações para os visitantes, com atrações como DJs, artistas, cinema (exibição do filme Heidi) e workshops. O aspecto educacional e social também será prestigiado, por meio de eventos organizados em colaboração com escolas públicas e associações esportivas.

Cerca de 100 atletas suíços, de 25 esportes, são esperados na casa, depois das competições, para confraternizar com o público e os demais competidores. Entre os destaques, estão dois dos maiores tenistas da história do esporte: Roger Federer e Martina Hingis.

A área ocupada na Lagoa será recuperada e revitalizada após o término dos Jogos. Depois de reformado, o campo de beisebol será entregue à Prefeitura do Rio e aos cariocas. Em 2016, no Rio, pela primeira vez a casa vai permanecer aberta durante as Paralimpíadas.