ASSINE
search button

Prefeito e ministro do Esporte entregam à população o Parque Radical de Deodoro

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes e o ministro do esporte George Hilton abriram nesta quarta-feira (23/12) à população o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Norte do Rio. Uma das principais áreas de competição olímpicas, o parque abriga o Circuito de Canoagem Slalom e as pistas de BMX e Mountain Bike. Neste verão, a parte aquática das instalações vai ser aberta ao público, antecipando o legado dos Jogos e beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas, em especial moradores dos bairros Anchieta, Campo dos Afonsos, Deodoro, Guadalupe, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Parque Anchieta, Realengo, Ricardo de Albuquerque e Vila Militar, e dos municípios vizinhos Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita.

A partir de quarta-feira (23) até o dia 1º de março, aniversário de 451 anos do Rio de Janeiro, o parque funcionará de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h, fechando às segundas e terças-feiras para manutenção. Após o dia 1º, ele volta a ser uma instalação olímpica e será entregue ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Neste período de uso pela população, o parque será administrado pela Rio Eventos, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, e contará com um lago artificial com três níveis de profundidade (1,95m, 1,20m, 0,45m), chuveiros, espreguiçadeiras, boias, ombrelones, além de tendas para venda de bebidas e lanches. Guarda-vidas estarão em toda a extensão do lago, inclusive dentro d’água. Haverá ainda oficinas de atividades aquáticas, com professores de educação física; monitores e animadores infantis.

O Parque Radical terá entrada gratuita e capacidade para receber até três mil pessoas por dia, com controle de acesso e segurança por roletas que vão ficar na entrada do parque. Carrinhos elétricos estarão à disposição para transportar gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Todos deverão portar documento de identidade e passar pelo posto de cadastramento, onde receberão uma pulseira que identificará maiores e menores de 18 e menores de 12 anos. Estes só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis. 

Após os Jogos de 2016, o parque vai oferecer opções de recreação, prática esportiva e equipamentos sociais. Além do circuito de canoagem slalom que será novamente aberto para o uso comunitário como um parque aquático, a pista olímpica de BMX permanecerá para uso da população. No terreno serão instalados uma Nave do Conhecimento e uma Clínica da Família; uma ciclovia, quadras poliesportivas, pista de skate, trilhas ecológicas, equipamentos de ginástica, quiosques, minipista de mountain bike, espaço para convivência com churrasqueiras e mirante que permitirá ampla visão do parque. 

Com 500 mil metros quadrados, o Parque Radical será a segunda maior área de lazer da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo. Assim, beneficiará uma região com grande concentração de população jovem e poucas opções de lazer e para a prática de esportes. 

COMPLEXO ESPORTIVO DE DEODORO

Nos Jogos Rio 2016, o Complexo Esportivo de Deodoro será sede de 11 modalidades olímpicas (hipismo - saltos, hipismo - adestramento, concurso completo de equitação, BMX, mountain bike, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete) e quatro paralímpicas (tiro esportivo, hipismo, esgrima e futebol de 7).

Como recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, o complexo já tinha 60% das áreas de competição permanentes construídas – o Centro Nacional de Tiro, a piscina do pentatlo moderno, o Centro Nacional de Hipismo e o Centro de Hóquei Sobre Grama precisavam apenas de adaptações. Com o projeto olímpico, o local ganhou três instalações permanentes: a Arena da Juventude (que está com 75% de execução), a Pista de BMX e o Circuito de Canoagem Slalom (ambos 100% prontos e já testados). A Pista de Mountain Bike (já entregue e testada) e o Estádio de Deodoro (rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado do pentatlo moderno) serão provisórios. 

As obras são executadas pela Prefeitura do Rio com recursos do Ministério do Esporte. A prefeitura assumiu a responsabilidade pelos projetos e obras do Complexo Esportivo de Deodoro em novembro de 2013 e, desde então, começou a trabalhar para ajustar o cronograma da instalação à entrega para os Jogos de 2016.