ASSINE
search button

Rio 2016: Nuzman diz que qualidade da água não será problema

Compartilhar

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, Carlos Arthur Nuzman, garantiu nesta terça-feira, em Londres, que a qualidade da água da Baía de Guanabara não atrapalhará a realização do evento.

"Posso garantir a vocês que a saúde e o bem-estar dos atletas é nossa prioridade. Não haverá nenhum problema", disse o dirigente, em sessão informativa sobre os Jogos do Rio de Janeiro.

Na semana passada, o velejador alemão Erik Heil revelou ter sofrido infecção na perna, por "germes multirresistentes", durante regata realizada na capital fluminense.

Anteriormente, o sul-coreano Wonwoo Cho já havia apresentado vômitos, desidratação, dor de cabeça e enjôos logo após participar de evento-teste.

"A Baía de Guanabara recebeu eventos de tamanho mundial durante muitos anos. De todos os atletas que competiram ali, só um foi tratado no hospital. Desde sempre fomos transparentes com essas questões", disse Nuzman na capital britânica.

O dirigente brasileiro lembrou que outras cidades-sedes olímpicas - sem citá-las nominalmente - também tiveram problema com a qualidade das águas, mas tudo foi solucionado há tempo.

"Com o Rio de Janeiro, acontecerá o mesmo. Poder utilizar a Baía de Guanabara será um dos maiores legados que os Jogos Olímpicos deixarão à cidade", cravou Nuzman.