ASSINE
search button

Abertura de Mercado - Bolsas estáveis em dia de agenda econômica fraca

Compartilhar

Após a surpresa com a manutenção dos estímulos monetários anunciada pelo Federal Reserve (Fed), na última quarta-feira, os principais mercados financeiros indicam uma sexta-feira mais amena. O movimento lateral das bolsas europeias pode ser atribuído à expectativa por uma sequência de três discursos de dirigentes do Fed, no início da tarde, que podem sinalizar os próximos passos da política econômica do país. Ainda no cenário internacional, pesa sobre os mercados europeus, a eleição nacional na Alemanha, programada para este domingo. 

Aqui no Brasil, o IPCA-15 de setembro mostrou alta de 0,27%, ficando abaixo da mediana das projeções, de 0,28%, porém mostrando aceleração em relação ao IPCA-15 de agosto, que havia mostrado alta de 0,16%. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o IPCA-15 mostra alta de 5,93%. Ainda hoje na agenda econômica brasileira serão conhecidos, às 14 horas, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de agosto.

Na zona do euro, a leitura preliminar de setembro do índice de confiança do consumidor da região, às 11 horas, está entre os destaques da agenda econômica. Já hoje mais cedo, foram divulgadas as encomendas à indústria da Itália, que caíram 0,7% em julho ante junho e recuaram 2,2% em relação a julho de 2012. Nos Estados Unidos, não há indicadores previstos, o que desloca as atenções para os discursos dos presidentes das distritais do Federal Reserve. Por ora, os índices futuros de Nova York operam praticamente estáveis. Na Europa, a bolsa da Alemanha subia 0,15%, Paris sustentava ganhos de 0,1% e Londres tinha queda de 0,05%.

Ainda no noticiário internacional, o Banco Central Europeu (BCE) informou que nove bancos pagarão no dia 25 de setembro um total de € 7,9 bilhões pelos empréstimos de três anos tomados por meio das operações de refinanciamento de longo prazo (LTROs) oferecidas pela instituição em dezembro de 2011 e fevereiro de 2012. Já na Índia, em uma decisão inesperada, o Banco Central do país elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, chegando a 7,5%.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 0,2%, realizando lucros antes do fim de semana prolongado, já que na próxima segunda-feira é feriado no país. A queda do dólar ante o iene também prejudicou as ações. Apesar da queda, o índice Nikkei acumula alta de 10,1% em setembro até hoje, caminhando para o melhor resultado mensal desde abril. Os pregões de Taiwan, Coreia do Sul, China e Hong Kong permaneceram fechados por causa de feriado.

No Brasil, o Ibovespa deve seguir na abertura a estabilidade das principais bolsas internacionais, com viés negativo, conforme apontava o Ibovespa futuro, que às 9h30, mostrava queda de 0,47%.

Desejamos Bom Dia a todos e Bons Negócios!

Estrategista - José Cataldo