ASSINE
search button

Com Pelé e samba, Rio de Janeiro recebe bandeira olímpica para 2016 

Compartilhar

Com a presença de Pelé e muito samba, o Rio de Janeiro e o Brasil tomaram conta de uma parte da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos neste domingo, em Londres. A simbologia da apresentação é a passagem da edição de 2012 do evento para a de 2016, que será sediada pela cidade brasileira. Por isso, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebeu a bandeira olímpica.

O ritual de transferência foi extremamente simples: Boris Johnson, prefeito de Londres, subiu ao palco montado no centro do Estádio Olímpico sob posse da bandeira e a agitou quatro vezes, passando para o presidente do Comitê Olímpico Internacional, que repetiu o gesto; então, Eduardo Paes tomou posse, encerrando os Jogos de Londres já de olho em 2016.

Então, começou a parte brasileira da apresentação, criada pelos diretores Cao Hamburguer e Daniela Thomas. O gari Renato Sorriso surgiu no centro do palco sambando, mas tentou ser impedido por um segurança. Mostrando malemolência, o convenceu a sambar também, abrindo caminho para uma série de acontecimentos tentando apresentar ao mundo a cidade que receberá os Jogos.

O calçadão de Copacabana foi formado em uma das rampas. Índios com cocares tecnológicos, iluminados, fizeram dança típica, enquanto que Marisa Monte interpretava Iemanjá com a música Bachiana n° 5, de Heitor Villa-Lobos. B Negão cantou Maracatu Atômico, de Chico Science e Nação Zumbi, acompanhado por bateria de escola de samba.

Seu Jorge, uma das figuras brasileiras muito conhecidas no exterior, interpretou o malandro carioca ao cantarNem Vem que Não Tem, de Wilson Simonal. Juntos, os três músicos cantaram Aquele Abraço, de Jorge Benjor. A top model Alessandra Ambrósio se uniu aos brasileiros, com grande destaque.

O trecho brasileiro da Cerimônia de Encerramento da Olimpíada terminou com Renato Sorriso correndo rampa abaixo para encontrar um homem de chapéu e casaco. Disfarçado, Pelé tirou as roupas para se apresentar com uma camisa da Seleção Brasileira de futebol, número 10 nas costas. Muito exaltado pelo público, o atleta brasileiro foi o ápice da apresentação de oito minutos.