ASSINE
search button

Brasil busca título com homens e mulheres: só a ex-URSS conseguiu 

Compartilhar

O Brasil tem a missão de buscar a hegemonia completa no vôlei de quadra dos Jogos Olímpicos. O país conseguiu alcançar a decisão da modalidade nas chaves masculina e feminina, podendo igualar a marca obtida duas vezes pela União Soviética, nação extinta nos anos 90.

A primeira decisão para o Brasil será realizada neste sábado. As meninas do técnico José Roberto Guimarães deram um exemplo de superação em Londres após resultados negativos na primeira fase e combatem o amplo favoritismo dos Estados Unidos. "Nós evoluímos muito como grupo desde a fase de classificação", exalta a ponteiro Fernanda Garay, esbanjando confiança.

No domingo, será a vez dos rapazes de Bernardinho tentarem o terceiro título olímpico, diante da Rússia "Não podemos iludir e falar que uma final olímpica será simples", alerta o central Lucão ao falar do desafio da equipe masculina diante de um rival superado na fase de classificação em Londres por 3 sets a 0.

Na história dos Jogos, apenas os soviéticos conseguiram reunir os títulos olímpicos do masculino e do feminino em duas oportunidades. Em 1968, uma curiosidade: a segunda colocação tanto dos homens como das mulheres ficou com o Japão, em um torneio por pontos corridos.

A ex-União Soviética repetiu a dobradinha em 1980, em um período em que a forma de disputa já apresentava uma fase de grupos e, posteriormente, confrontos de mata-mata. A decisão no masculino diante da Bulgária teve o placar de 3 sets a 1. No feminino, o rival da partida decisiva, desta vez, foi diferente. A Alemanha Oriental ameaçou complicar, porém também acabou derrotada por 3 sets a 1.

A presença de um mesmo país nas finais dos homens e das mulheres do vôlei de quadra é uma situação comum em Jogos Olímpicos. A própria ex-União Soviética repetiu a dobradinha em mais duas oportunidades. Em 1976, perdeu as duas finais. Já em 1988, ganhou no masculino e foi derrotado no feminino. Em 1984, os Estados Unidos aproveitou a vantagem de jogar em casa, mas só ganhou uma das finais. Entre os homens, bateu o Brasil. Com as mulheres, perdeu para a China. Em 2000, a Rússia foi derrotada na partida decisiva das duas chaves.

Por fim, na Olimpíada de Pequim, Brasil e Estados Unidos decidiram os dois torneios do vôlei de quadra. No masculino, vantagem dos norte-americanos. No feminino, triunfo e título inédito para as brasileiras.