ASSINE
search button

Com pontuação de 15.900, Arthur Zanetti é ouro nas argolas 

Compartilhar

Com pontuação de 15.900, Arthur Zanetti é ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O brasileiro deixou os principais favoritos para trás, após uma bela apresentação.  

O chinês Yibing Chen, que marcou 15.800, ficou com a prata. O italiano Matteo Morandi levou o bronze (15.733). Esta é a primeira medalha da história da ginástica artística brasileira em uma Olimpíada. 

Primeiro classificado durante as eliminatórias, o chinês Yibing Chen pressionou os adversários logo no início da decisão. Campeão olímpico em 2008 nas argolas, o ginasta asiático realizou uma grande apresentação e tirou 15.800, uma grande nota. Em seguida, o argentino Federico Molinari falhou na saída e teve a pontuação final prejudicada ao terminar com 14.733. Outro favorito, o russo Aleksandr Balandin cometeu falhas e finalizou com 15.666.

>> Com ouro, Zanetti supera histórico de 4 lesões e cirurgia 

>> Zanetti diz que ficha não caiu e espera abrir portas para ginastas 

Depois do chinês, a segunda grande apresentação da tarde em Londres ficou a cargo do italiano Matteo Morandi. O ginasta ficou com 15.733 e assumiu o segundo posto. Na sequência, o búlgaro Iovan Iovtchev, mais velho atleta na decisão com 39 anos, não cravou a saída das argolas e recebeu apenas 15.108 pontos dos juízes da decisão. O portorriquenho Tommy Ramos, em seguida, tirou 15.600 e não entrou no grupo dos medalhistas.

Antes da apresentação do brasileiro, o russo Denis Ablyazin, outro dos favoritos ao pódio, arrancou aplausos empolgados do público, mas cometeu um pequeno erro na saída que comprometeu a nota, que permaneceu em 15.633. 

Responsável por encerrar a competição, Zanetti dominou a prova. Com uma nota de partida alta e uma apresentação extremamente segura, o brasileiro convenceu os árbitros e somou 15.900 pontos, número suficiente para garantir a segunda medalha de ouro do País nos Jogos - a primeira foi conquistada por Sarah Menezes, do judô.

Zanetti é atual vice-campeão mundial da prova.

Com Portal Terra