ASSINE
search button

Após doping, Kissya Cataldo é retirada da Vila Olímpica

Compartilhar

Eliminada dos Jogos Olímpicos após ser suspensa por doping, a remadora brasileira Kissya Cataldo foi retirada da Vila Olímpica dos remadores, localizada em Euston, no norte de Londres. Com a punição, ela perdeu o direito de permanecer no alojamento, e teria sido levada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o Crystal Palace, base de treinos da equipe olímpica brasileira. O COB não confirmou o paradeiro de Kissya.

A medida pegou a delegação de remo de surpresa. Os atletas esperavam encontrar Kissya no alojamento, mas ela foi retirada rapidamente de lá. A previsão é que a equipe brasileira de remo retorne ao Brasil na próxima segunda-feira.

O exame da remadora acusou a substância eritropoetina (EPO), hormônio renal utilizado por atletas para aumentar a resistência. Ele provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis, entre outras coisas, pela oxigenação do corpo. O antidoping foi realizado pela Federação Internacional de Remo (Fisa) no dia 12 de julho, ainda no Brasil.

A remadora se aquecia antes de entrar na água para disputar a final C do single skiff, quando foi informada por representantes da Fisa que não poderia competir. Ela deixou imediatamente a raia de Eton Dorney, onde ocorreram as provas de remo.

A atleta informou ao chefe da delegação do remo brasileiro, Sergio Brasil Sztancsa, que vai pedir a contraprova do exame, e alegou ser inocente. Segundo o dirigente, Kissya fazia uso de vários complementos e suplementos, e pode ter perdido o controle sobre as substâncias. Ele ressaltou acreditar que não houve má-fé da atleta.

"Ela disse que toma as mesmas coisas há muito tempo, e que já fez vários exames, e nunca deu nada. A gente sempre desaconselha a tomar muitas coisas. Não tem ninguém desavisado. Se pegou, é porque deu mole", afirmou o chefe da delegação.

Além de ter sido excluída da Olimpíada, Kissya está suspensa preventivamente de competições internacionais organizadas pela Fisa. Mineira de Uberlândia, Kissya Cataldo tem 30 anos e disputou sua primeira Olimpíada. Remadora do Flamengo, ela também faz trabalhos como modelo, e chegou a Londres com o objetivo de chegar entre as 12 primeiras no single skiff.

O sonho terminou nas quartas de final, quando ela ficou em penúltimo lugar na sua bateria. Foi para a repescagem e obteve um segundo lugar, o que a qualificou para a final C, que define do 13º ao 18º lugares. O resultado positivo no exame antidoping tirou a brasileira dessa disputa, e dos Jogos Olímpicos.