ASSINE
search button

Abertura dos Jogos deve passar por símbolos da cultura britânica 

Compartilhar

Imagens de James Bond, o agente 007, no Palácio de Buckingham e a chegada do ator Daniel Craig de helicóptero ao Estádio Olímpico devem dar início à cerimônia de abertura dos Jogos de Londres, que acontece nesta sexta-feira (27), às 17h no horário de Brasília. O espetáculo, comandado pelo cineasta Danny Boyle, deve apresentar ao mundo os grandes símbolos da cultura britânica, passando por William Shakespeare, a rainha e os Beatles. As informações são do site do jornal El País.

Com uma apresentação de cerca de 3 horas, Boyle - famoso por dirigir filmes como Trainspotting, Quem Quer Ser Um Milionário? e 127 Horas - aproveitará para recriar a história do Reino Unido a partir da peça A Tempestade, de Shakespeare, passando pela era rural e pela revolução industrial inglesa, além de abordar pontos políticos do país, como o NHS - serviço de saúde pública pós-2° Guerra que tanto orgulha os britânicos.

Nos dias que seguiram o ensaio do espetáculo, o cineasta pediu nas redes sociais e até em telões dentro do estádio um voto de silêncio aos participantes, com a campanha #savethesurprise (salve a surpresa, em tradução livre). Embora houvesse algumas fotos vazadas, o pedido funcionou e a expectativa para as surpresas é grande. A organização da festa também lançou um vídeo de alguns segundos, no qual é possível ver enfermeiras e pacientes pulando freneticamente em camas e ciclistas agitando asas de borboletas.

O que se espera do espetáculo é uma mistura de rave, cinema e performances teatrais com cerca de 15 mil voluntários. Paul McCartney tocará sucessos dos Beatles, o ator Kenneth Branagh lerá Shakespeare e haverá ainda canções de britânicos que encantaram o mundo: Rolling Stones, The Who, David Bowie, Blur, Duran Duran, The Clash e Amy Winehouse.

Espera-se também a leitura do poema Jerusalém, de William Blake, e a presença de David Beckham, que mesmo fora dos Jogos - uma decisão que apenas o treinador Stuart Pearce achou plausível - continua sendo símbolo do esporte da Grã-Bretanha.

Além disso, 40 chefes de Estado devem assistir do estádio a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012. A presidente Dilma Rousseff estará junto com a rainha da Espanha, do presidente italiano, Georgio Napolitano, e do presidente francês, François Hollande, entre outros.

Quem também estará presente será a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira dama americana, Michelle Obama, e o provável adversário de seu marido nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o republicano Mitt Romney. Ele está acompanhando sua mulher, Ann Romney, que competirá na modalidade adestramento em hipismo.