ASSINE
search button

Britânicos pedem esporte de Harry Potter nos Jogos Olímpicos

Compartilhar

Se a ficção costuma imitar a realidade, o oposto tem acontecido em parte da Grã-Bretanha. Isso porque alguns fãs do filme Harry Potter têm feito manifestações pedindo que o "quadribol trouxa", esporte baseado no praticado pelos bruxos da série, se torne um esporte olímpico.

Segundo informações do jornal espanhol Marca, alguns fãs do filme e praticantes do esporte aproveitaram a passagem da tocha olímpica pela cidade de Oxford, na última terça-feira, para fazer uma partida de quadribol e realizar uma manifestação, pedindo que o esporte de Harry Potter seja incluído no programa olímpico nos próximos anos.

"Modalidade esportiva do mundo mágico", o quadribol já saiu das páginas dos livros e das telas dos cinemas há algum tempo. Há registros de que a primeira equipe do esporte foi formada em 2005, por estudantes do Colégio de Middlebury, em Vermont. Desde então, a modalidade espalhou-se por mais de 25 países e, segundo a Agência Reuters, já existem 700 equipes em todo o mundo, com uma grande maioria em solo norte-americano e britânico, onde os livros de Harry Potter tiveram maior sucesso.

O quadribol é um esporte jogado pelos bruxos da série Harry Potter, no qual seus instrumentos de locomoção são vassouras voadoras. Compostos por sete jogadores, que ocupam quatro posições dentro do jogo - três artilheiros, dois batedores, um apanhador e um goleiro -, os times têm como objetivo fazer gols nas balizas com bolas encantadas, além de, com outras bolas, tentar impedir o adversário de marcar pontos. O jogo acaba quando o apanhador consegue capturar o "Pomo de Ouro", a menor das bolas do jogo e a mais difícil de ser capturada.

Com um misto de rúgbi, queimada e basquete, o "quadribol trouxa", esporte praticado na vida real, não possui bolas encantadas e as vassouras não passam de meros acessórios usados entre as pernas.

A modalidade, que possui inclusive uma federação, a IQA (Associação Internacional de Quadribol, na sigla em inglês), já foi adotado por várias faculdades americanas e possui até campeonatos mundiais. No Brasil, há uma equipe que disputa o esporte: a Rio Ravens, do Rio de Janeiro.unde natus dolores aperiam nobis a debitis quas adipisci nulla