ASSINE
search button

Carta pública de retirada da candidatura a vereador da Cidade do Rio de Janeiro

“O segredo da eterna juventude é dedicar a vida a uma causa” 

Compartilhar

Começo esse texto me referenciando nesta frase de Dom Helder por perceber que o que me motivou a estar até aqui foram as causas que optei para dedicar a minha vida. Mesmo percebendo que meus passos estavam repletos desafios, esperava passar por cima de todas as adversidades e tranquilamente superá-las. Porém ao me deparar com as estruturas sistêmicas de opressão, pude perceber que elas estavam para além das minhas limitações. 

Pude aprender ao longo da minha trajetória, sendo negro, pobre e favelado, sem claro abrir mão desses 6 anos de militância na Democracia Socialista – tendencia interna do PT - e meus outros 10 anos de militância na Pastoral da Juventude – Movimento da Igreja Católica, enxergar o quanto o racismo e a disputa de classes tentam incessantemente destruir meus sonhos se enraizando em obstáculos diários que preciso superar a cada dia. 

Se um dia eu pensei que estava sozinho, e isso se demarcar pelas inúmeras perdas que tive ao longo da vida, hoje encontro em minha família, meus amigos, na igreja e junto as mais variadas frentes de atuação política, rostos, abraços e olhares o quanto sou forte por ter aglutinado tanta gente que sonha comigo meus sonhos. 

Ao longo desse percurso encontrei negros e negras que se dispõem a enfrentar o mundo como iguais, como irmãos e irmãs que foram separados e separadas pelo exercício diário de opressão do racismo e a sua lógica de apropriação dos espaços de poder e nossa erradicação de lá. Além desses, encontrei sorrisos e encorajamento no apoio de uma turma que não teme ceder seus privilégios para que mais jovens como eu, ocupem os espaços da disputa do poder e da disputa hegemônica.

No meu horizonte vejo que a transformação da sociedade perpassa por luta, mas não uma luta sem amor, permeada por ódio, ou indiferença, mas uma luta em que se é possível alinhar mentes e corações na produção de espaços menos desiguais e de respeito mútuo, sobretudo com aqueles e aquelas que sofrem mais nos atravessamentos que outras opressões promovem. Sonho coletivamente em ocupar espaços de poder, que me possibilitem interferir diretamente no cotidiano das pessoas, principalmente aquelas que estão escassas de serviços públicos de qualidade, ofertados em suas mais diferentes necessidades e realidades.

Pensava que esse ano fosse o meu tempo de concorrer ao cargo eletivo de vereador da Cidade. Importante espaço de decisão, disputa e construção de políticas públicas, de cobranças contínuas de possibilitar uma maior qualidade de vida a nossa população, mas precisei adiar por mais uma eleição. Eu disse ADIAR, não desistir! 

Sei que a vida é de eterno aprendizado, mas não posso desconsiderar que este tenha sido ainda maior. E fica o agradecimento a cada fala de apoio, abraço, confiança em mim depositada ao longo desses meses. Ter vocês ao lado me incentivando e se doando para que esse processo nunca fosse individual, mas coletivo, me incentivou e me fez acreditar fielmente que é esse o meu lugar, não outro que tentem me negar. A vocês: MEU MUITO OBRIGADO! A luta é contínua e estaremos juntos frente a ela! 

Um bom guerreiro sabe bem quando recolher suas tropas para não causar baixas sem necessidade e é assim que me sinto, por reconhecer que não é a hora, nem o local de gastar energia, mas fazer um acúmulo, ainda maior, de forças na promoção de um projeto maior. E não saio enfraquecido do processo, pelo contrário, saio MAIOR! Maior na certeza de que dias melhores virão pra quem trabalha com afinco, com determinação e interesse real em mudar a vidas das pessoas, passando principalmente pela mudança efetiva da minha. Sonho que se sonha junto se torna realidade! Nossa vitória não será por acidente!

O processo é irreversível! Fé, luta e coragem de avançar!

Rio de Janeiro, 19 de Julho de 2016.

Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.