ASSINE
search button

O hip-hop discutindo o futuro da juventude da favela e do asfalto

Compartilhar

Vem ai a 1ª Conferencia Estadual do Hip-Hop!

Chegou a hora e a vez do Movimento Cultural Hip-Hop do Rio de Janeiro protagonizar a luta pelo direito e pela promoção de políticas para as juventudes. Reconhecido como potente formador de opinião no ambiente de convívio do Jovem morador de Favela e do asfalto, o Hip-Hop, cumpre o papel de convocar uma conferencia que tem por finalidade buscar junto com as juventudes, políticas públicas e melhorias para o desenvolvimento da cultura urbana. 

Bruno Rafael Castilho, 35 anos, é produtor cultural e membro do Movimento Cultural Hip-Hop Rio de Janeiro e descreve que a conferência é de “suma importância e responsabilidade, pois na história do Rio de Janeiro é a primeira conferência a ser organizada pelo gênero. Além de contribuir para melhorias do movimento hip-hop do rio de janeiro, produzir essa agenda me deixa feliz, pois essa iniciativa vai ajudar muitos jovens de comunidades.”

O Movimento Hip Hop ganhou maior notoriedade no Estado após a audiência pública realizada ano passado. Aentão deputada Aspásia Camargo (PV), apresentou e conseguiu aprovação na ALERJ do projeto de lei 2.883/2014 que incentivava a criação do Dia Estadual do Hip Hop, comemorado no12 de novembro, através da, lei 6.610/2014, entrando a partir de 22 de outubro de 2014 no calendário oficial de datas comemorativas do estado.  Segundo Bruno Rafael, há 33 anos se lutava pelo reconhecimento do gênero musical como expressão cultural e que nunca no Estado tinha acontecido algo parecido.

Assumindo o compromisso de garantir a voz da juventude do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Superintendência de Políticas para a Juventude, realizará no período de 30/31 de outubro e 1º de novembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, a “3ª Conferência Estadual”, cujo tema “Um Rio de Juventudes – Participação e Diálogo para Avançar Mais”, visará à construção e o fortalecimento das políticas públicas de juventude sob o olhar atento da sociedade civil e integração dos mais diversos organismos de governo que implementam políticas voltadas para população entre 15 e 29 anos. 

Vendo o Hip-Hop como um importante instrumento a ser usado por seus representantes, este movimento tende a se unir a outros movimentos sociais e de cultura em reivindicação aos direitos plenos daqueles que não têm voz e sempre são marginalizados pela sociedade.A conferencia quer pautar temas como “Evasão Escolar”, “Bullying”, “Envolvimento do Jovem no Tráfico de Drogas”, a “Depreciação da Imagem Feminina” e a “Intolerância Racial” acometida ao jovem.

Para Bruno, esta conferência “representa mudanças no comportamento do jovem. Para você ter noção o meu amigo DJ TR, fez uma iniciativa com o seu projeto, ‘Embaixada Hip-Hop’, na associação de moradores aqui no loteamento Josué na Cidade de Deus. Grafitou uma parede com o slogan do projeto‘Embaixada’ e foi rápido o resultado. Juntamos uma molecada logo querendo aprender a fazer grafite”.

“O Hip-Hop tem esses fascínios é contagiante, a molecada quer logo aprender essa cultura que dominou o mundo com seus cinco elementos, que são nossos elementos culturais como princípios”, ressaltou Bruno.

Onde e quando será a Conferência?

Dia 25 de setembro, às 17 horas, na FEBARJ, que fica na Rua Mende Sá 37 – Lapa – Rio de Janeiro.

Convidados confirmados:

1- Edson Santos (ex-Ministro da Igualdade Racial)2- Jessica Ohana (Superintende de Juventude– SEELJ)3- Marcelo Eco ( Graffiteiro)4- Kpella (Rapper & Produtor)5- EddWheeler6- Igor Bruno (Coordenador de Juventude da Prefeitura)7- Jones MF Jay (Viaduto de Madureira) 8- Jhonny Barroso (Gerente de Cultura Urbana – SEC)9- Adair Rocha (Chefe da Representação -Min. da Cultura/MINC)10- Walmyr Junior (Enegrecer/ CONJUVE/ Jornal do Brasil/ Pastoral da PUC).11- Ricardo Brasil (Programa Cultura Urbana)12- MV Hemp ( COMANDO SELVA / CCRP )13- Écio Salles (FLUPP)14- Emerson O Ark (Volta Redonda)15- Marcelo Santos (CEAP)16- WG de Rua (Cultura na Cesta)17- Vinícius Terra (Reprodutora)18- Tiago Gomes ( Coordenador de Políticas Públicas para Juventude da Seelje )19- Mateus Aragão (Rio Parada Funk) 20- DJ Jota L (CUFA)

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.