ASSINE
search button

Etapa Livre da Conferência de Juventude: caminhos de construção e participação

Compartilhar

Com as possibilidades e perspectivas de criar novos espaços preparatórios para as etapas antecedentes à 3ª Conferência Nacional de Juventude, a juventude tem hoje a oportunidade de formular propostas e contextualizar o cenário atual do seu bairro, território, município e estado. Para pensar novas formas de mudar o Brasil através das políticas públicas voltadas para a juventude a SNJ (Secretaria Nacional de Juventude) lançou a proposta de se criar ‘Conferências Livres’ para se pensar Juventudes e suas especificidades. 

Diversos grupos da sociedade civil podem se organizar com a perspectiva de criar espaços preparatórios para as etapas da Conferência Nacional de Juventude. A ideia é fomentar um debate que formule propostas para a 3ª Conferência e contextualizar o cenário atual do território, bairro, município ou estado no que concerne as políticas públicas voltadas para a juventude.

Os grupos podem se organizar em vários ou únicos GT (grupo de Trabalho) ou oficinas com rodas de conversas, ou da forma que a juventude prefira, a Conferência é livre! Com uma metodologia participativa de construção de ideias, explanação de facilitadores, trocas de pensamentos e propostas, de formas mais variadas e criativas, a juventude pode proporcionar experiências que podem vir a ser transformadas em encaminhamentos consolidados e inseridos na dinâmica da 3ª Conferencia. 

As etapas livres cumprem um fundamental papel mobilizador, e permite a garantia do diálogo entre os jovens e a construção de um mecanismo de participação, uma vez que o jovem se encontra fora do espaço formal de um Conselho de Juventude. Podendo criar uma agenda com muitas ações para integrar os espaços de controle social, suscitar suas demandas, potencializar seus fazeres e mudar o jeito de se pensar juventude. Dando ênfase à transformação social e pensando em uma nova cultura política, as conferencias livres, apesar de não tirarem delegados para as etapas municipais, estaduais e nacionais da 3ª Conferência, podem e devem ser organizadas para mostrar que a juventude tem voz e tem vez!

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.