ASSINE
search button

Vem aí a 3ª Conferência Nacional de Juventude

Compartilhar

A 3ª Conferência Nacional de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço, para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Seu tema é 'As várias formas de mudar o Brasil' e o que queremos saber é 'Como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?''.

O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude a partir de plenárias com temas relacionados aos direitos dos jovens que serão discutidos.

Esse processo vai de maio a dezembro de 2015 e contará com etapas presenciais em todos os estados, com uma etapa totalmente digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais serão eleitos 2.000 delegados e delegadas à etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.

A organização da 3a. Conferência Nacional de Juventude é de responsabilidade da Comissão Organizadora Nacional (CON) composta por membros da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE).

Cabe à CON dar as orientações e diretrizes para o conjunto do processo, bem como organizar as Etapas Digital, das Juventudes de  Povos e Comunidades Tradicionais e Nacional.

No entanto, cada etapa possui uma comissão organizadora própria, com responsabilidade sobre os processos locais. Veja abaixo como funciona:

Etapas Livres

Quem organiza: qualquer cidadão, cidadã, organização ou instituição interessados.

Etapas

Regionais, Municipais e Territoriais

Quem organiza: uma comissão organizadora local composta por representantes do poder público, conselheiros de juventude e organizações da sociedade civil; essa comissão é coordenada pelo gestor de juventude do município, quando houver, ou por um servidor público indicado pela Prefeitura. No caso de ser uma etapa regional, sugere-se que a comissão organizadora tenha representantes de todas as cidades abrangidas e seja coordenada pelo gestor daquela que for sediar o evento.

Etapas Estaduais ou Distrital

Quem organiza: uma comissão estadual (ou distrital) coordenada pelo órgão do governo estadual ou do DF e composta por membros do Conselho Estadual ou Distrital de Juventude, quando houver, organizações da sociedade civil e um representante indicado pela Comissão Organizadora Nacional.

Todo mundo pode participar da Conferência apontando propostas, comentando, seguindo, mobilizando apoiando outras propostas e concorrendo para ser um delegado!

- Pela internet: acesse www.juventude.gov.br/conferencia e siga o passo a passo para inserir sua proposta.

- Proposta em papel: caso na?o tenha acesso direto a? internet, escreva sua proposta em papel e pec?a ajuda a um conhecido que consiga inscreve?-la no site para voce?.

- Conferências livres: organize e participe de encontros locais para formulac?a?o e coleta de propostas.

- Etapas presenciais: participe das etapas presenciais no seu Município, Região e Estado para dialogar e elaborar as propostas que serão inscritas na plataforma digital para seguirem para as próximas etapas.

O calendário da 3ª Conferência é o seguinte:

Etapas livres e territoriais: junho a outubro. Etapas municipais: julho e agosto. Etapas estaduais: setembro e outubro Etapa de Comunidades e Povos Tradicionais: setembro a outubro Etapa digital: junho a outubro. Etapa Nacional: dezembro.

Saiba mais em: https://juventude.gov.br/profile/conferencia

*Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.