ASSINE
search button

Uma novidade que não é tão nova assim...

Compartilhar

Em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, sua Santidade, o Papa Francisco, deixa bem claro que a "a fé é um dom precioso de Deus", "um dom que não se pode guardar para si, mas deve ser partilhado". Escreve ainda que é papel de uma Igreja Adulta “anunciar sem cessar a Palavra de Deus, saindo de seu recinto para levá-la também às periferias”.

Manoel  Barbosa Rangel, ensina tae kwon do a 08 anos, de forma gratuita, na favela Marcílio Dias, no Complexo da Maré. De forma lúdica e prazerosa, com a finalidade de corrigir e aperfeiçoar brincando e exercitando o corpo. O professor leva a sério esta mensagem do Papa. Manoel que é Ministro da Eucaristia e catequista na paróquia, pratica tae kwon do a 13 anos. É faixa preta, 2º DAN e hoje tem 45 alunos.

Sua vida é marcada por uma vontade de crescer vendo os outros crescerem. Batendo um papo com meu amigo nas ruas da comunidade ele me dizia que “tudo começou com o meu desejo de ajudar a comunidade com o que eu tinha de melhor, era o tae kwon do e de forma gratuita comecei”.

Iniciou com um grupo pequeno de amigos, que se reuniam para os treinos no quintal da casa de um de um deles. Depois passaram para uma área cedida por uma empresa na comunidade, chegou no pátio da paróquia e hoje dá aula em um lugar próprio para o esporte.

No início “todos os alunos que praticam o tae kwon do não precisavam estar estudando, mas no decorrer do tempo comecei a motiva-los a estudar, pois sem o estudo nos não podemos alcançar nada de bom na vida” dizia ele. Essa é a razão que acredito que a mensagem do Papa é levada a séria por esse jovem amigo.

Seu chamado a ser missionário não tem portas e nem janelas, sua ação não tem limites, é através do seu dom partilhado que ele leva aos seus alunos diversos debates e formações. “Falamos sobre tudo: religião, política, educação, transporte, saúde, violência, dentre outros assuntos. Eu aconselho muito meus alunos por que quero que eles sejam um grande exemplo de superação e de resultados alcançados.”

Segundo o Papa Francisco, a “missionariedade não é somente uma dimensão programática na vida, mas também paradigmática que concerne a todos os aspectos da vida".  A vida de um jovem não deve somente estar programada para uma projeção pessoal, para um futuro promissor. Vejo meu amigo catequista, como o jovem professor de tae kwon do que supera sua realidade social, que se eleva quando eleva o outro, que acompanha seus alunos, e faz com eles o que o muitas vezes a família não chega a fazer: Ama.

Uma das vitórias mais significativas que Manoel se orgulha e dá testemunho é de ver que seu jeito próprio de treinar gera vida.  Declara ele que já colhe frutos, um de seus alunos receberá a faixa preta ainda e esse ano. Com muito orgulho enche o pulmão de ar de declara que tem 3 promessas para o ano que vem e que ai pode estar o futuro da seleção brasileira de tae kwon do.

Só quem tem um amor delicado, um amor de quem conhece os becos nas penumbras da favela, e que neles encontra um sentido para ser missionário, pode dar sentido a novidade evangélica.

Este jovem é um exemplo para mim. Uma pessoa que sabe o que é a dor, quando vê as dores da juventude da comunidade, mas supera essa dor, transformando ela em alegria quando seus alunos mudam de vida.