ASSINE
search button

Multidão lota Praia de Copacabana na abertura da JMJ

Compartilhar

Milhares de pessoas ocuparam as areias da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, palco da missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, na noite desta terça-feira, celebrada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta. 

Cantores católicos 'esquentavam' a multidão, que enfrentou baixas temperaturas e chuva fina. Antes do início dos shows, os apresentadores rezaram o Pai Nosso, em português, convocando os peregrinos a acompanhar a oração, cada qual em seu idioma. Em seguida, foi exibido nos telões o clip da JMJ, destacando os pontos turísticos da cidade, como o Corcovado e a Escadaria Selarón, na Lapa.

A prefeitura do Rio montou um esquema especial para a abertura da JMJ, envolvendo vários órgãos municipais. Os peregrinos contam em Copacabana com sete postos de assistência médica, com um total de 67 leitos. Ao todo, trabalharão nos postos, até a meia-noite, 91 médicos, 28 enfermeiros e 91 técnicos de enfermagem. Segundo a prefeitura, 60 ambulâncias, sendo 50 equipadas com unidade de tratamento intensivo, estão à disposição para eventuais transferências de pacientes.

A Guarda Municipal está com 769 homens, atuando no ordenamento urbano e na fiscalização do trânsito no bairro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) convocou 1.100 garis, distribuída ao longo da orla e ruas próximas. A remoção do lixo será feita por uma frota de 15 caminhões compactadores e 20 basculantes.

A Avenida Atlântica teve um trecho totalmente interditado entre a Rua Figueiredo Magalhães e a Avenida Prado Júnior, por volta das 16h20 desta terça-feira.

Mais cedo, a pista da Avenida Atlântica junto à orla foi bloqueada ao tráfego em toda sua extensão; e a pista próxima às edificações teve o sentido de mão invertido, funcionando em direção ao Leme. 

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, com a interdição do trecho da Avenida Atlântica, o fluxo do tráfego da via no sentido Botafogo foi desviado pela Rua Figueiredo Magalhães e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Os veículos que chegam em Copacabana pelo Túnel Novo no sentido Ipanema estão sendo desviados pela Rua Barata Ribeiro. 

Trens terão viagens adicionais após missa em Copacabana

Em nota, a SuperVia, responsável pelo trens no Rio de Janeiro, afirmou que disponibilizará viagens adicionais entre 22h e 1h, com partidas da Central do Brasil para todos os ramais, para garantir o deslocamento dos peregrinos na volta para casa após a Missa de Abertura da JMJ. 

Segundo a empresa, nesse período serão oferecidos 24 mil lugares adicionais em 14 viagens extras.

Para evitar filas, a Supervia sugeriu que os passageiros comprem os bilhetes de volta antecipadamente. 

Confira outros pontos de interdição em Copacabana:

Rua Francisco Otaviano, no trecho entre a avenida Nossa Senhora de Copacabana e a avenida Atlântica

Avenida Princesa Isabel, pista de rolamento sentido orla da praia de Copacabana, no trecho entre a praça Demétrio Ribeiro e a avenida Atlântica

Avenida Atlântica, pista de rolamento junto às edificações, no trecho entre a avenida Princesa Isabel e a rua Figueiredo de Magalhães

Rua Joaquim Nabuco, no trecho entre a avenida Nossa Senhora de Copacabana e avenida Atlântica

Avenida Prado Júnior, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Julio de Castilhos, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Francisco Sá, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Sá Ferreira, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Almirante Gonçalves, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Aires Saldanha, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Miguel Lemos, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Xavier da Silveira, no trecho entre a avenida Nossa Senhora de Copacabana e avenida Atlântica

Rua Constante Ramos, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Santa Clara, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Siqueira Campos, no trecho entre avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica

Rua Hilário de Gouveia, no trecho entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica