ASSINE
search button

Papamóvel desembarca no Rio de Janeiro trazido por avião da FAB

Compartilhar

Já estão no Rio de Janeiro o papamóvel e o jeep que atenderão ao papa Francisco, na próxima semana, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a visita ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. 

Os carros chegaram no início da tarde desta segunda-feira na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Os equipamentos foram transportados de Roma para a capital fluminense num avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Após o desembarque, os veículos foram levados para um depósito no 3º Comando Aéreo Regional (Comar), no Centro, e permanecerão até a próxima segunda-feira (22), quando o Sumo Pontífice chega ao Brasil para cumprir agenda oficial de uma semana. O deslocamento até o local foi acompanhado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além da escolta do Vaticano.

Segundo a organização da visita do papa, os equipamentos devem ser usados 12 vezes. Os maiores trechos serão em Copacabana e Guaratiba, nas zonas Sul e Oeste da capital fluminense, respectivamente. Em Copacabana, nos dias 25 e 26, o papamóvel sai do Forte de Copacabana e segue pela orla até o palco na altura da avenida Princesa Isabel.

O veículo será usado pelo papa Francisco, em Aparecida, durante deslocamento da Basílica ao Santuário Bom Jesus e no trajeto ao heliporto. Além do papamóvel, o Pontífice terá disponível um jeep verde. Um dos pedidos do papa para a JMJ foi ter contato com as pessoas.

O papamóvel chegou sem os vidros blindados. Não há informações se por opção do Papa ou devido à viagem. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.


Com Portal Terra