ASSINE
search button

Em jogo emocionante, Alemanha sofre para empatar com Gana: 2 a 2

Compartilhar

Após amedrontar o mundo com a goleada sobre Portugal na estreia da Copa do Mundo, a Alemanha não conseguiu repetir neste sábado o domínio visto no primeiro jogo. Contra Gana, a seleção europeia sofreu mais do que dominou, chegou a tomar uma virada e ficar atrás no placar, mas conseguiu empate por 2 a 2 no Castelão (CE) para ficar por pelo menos mais um dia na liderança do Grupo G.

Os alemães fizeram primeiro tempo equilibrado contra os africanos – foram ligeiramente superiores, mas viram os ganenses terem as chances mais perigosas de gol. Na etapa final, os germânicos saíram na frente, mas viram Gana ter raça para virar e até dominar boa parte do partida – um gol histórico de Klose salvou os europeus da derrota.

Com quatro pontos, a Alemanha fica em primeiro até os Estados Unidos entrarem em campo neste domingo, contra Portugal – os americanos têm três e os portugueses nenhum. Com um ponto, Gana agora espera o outro duelo do grupo para saber se ainda pode sonhar com a classificação na última rodada.

>> Em 1min de Copa, Klose iguala Ronaldo e chega a 15° gol

Os dois duelos que que fecham a chave serão disputados na próxima quinta-feira. A Alemanha pega os Estados Unidos na Arena Pernambuco, às 13h (de Brasília). No mesmo dia e horário, Portugal e Gana jogam no Distrito Federal.  

A primeira etapa do duelo desta terça teve início equilibrado e a Alemanha não conseguia dominar os ganeses com fez com Portugal no duelo anterior. O confronto seguiu assim nos primeiros 20 minutos, até os germânicos se soltarem na partida e exercerem uma superioridade no jogo. Mesmo assim, a seleção alemã falhava no passe final e não levava perigo.

Até o fim do primeiro tempo, a melhor chance foi de Gana, que buscava ataques esporádicos e levava perigo em chutes de longe. Em um deles, aos 31min Muntari arriscou forte de fora da área e obrigou o goleiro Neuer a fazer bela defesa. A igualdade, no entanto, foi mantida.

Na volta para os 45 minutos finais, a Alemanha marcou logo aos 5min. Müller, um dos artilheiros da Copa, cruzou da esquerda e Götze completou, bastante desajeitado, para o gol – a bola chegou a bater em sua cabeça e em seu joelho antes de entrar. A vantagem, contudo, durou pouco: aos 9min, Affui cruzou e André Ayew se esticou todo para tocar no canto de cabeça.

O gol animou os africanos, que ficaram “pilhados” em campo e passaram a ser superiores. A melhora no confronto rendeu a virada poucos minutos mais tarde: aos 17min, Lahm saiu jogando errado e Gyan invadiu a área para bater forte para o fundo do gol na saída de Neuer. O time ganês ganhou o apoio da torcida no Ceará, que gritava “olé” a cada toque na bola. Soltos, os africanos seguiram criando oportunidades e não davam espaço para os alemães.

Entretanto, a Alemanha era guerreira e não se entregou em campo. E o empate veio com um gol para lá de especial. Apenas um minuto após entrar em campo, o atacante Miroslav Klose aproveitou desvio em escanteio e concluiu para o gol vazio. O alemão igualou o brasileiro Ronaldo como maior artilheiro de Copas do Mundo, com 15 gols. O duelo ficou eletrizante e ambas as seleções tiveram grandes chances de sair com a vitória, mas a igualdade foi mantida.