Jornal do Brasil

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Erdogan critica crise diplomática com governo Trump

Jornal do Brasil

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou neste sábado (11) que se o governo dos Estados Unidos não "inverter a tendência para o unilateralismo e desrespeito, começará a procurar novos parceiros e aliados".    

Em artigo publicado no "The New York Times", o mandatário turco pediu para o presidente norte-americano, Donald Trump, respeitar a soberania da Turquia.    

Ontem (10), Trump anunciou que a tarifa sobre as importações de alumínio será aumentada para 20% e a tarifa sobre as importações de aço turco serão elevadas para 50%.   

"As ações unilaterais dos Estados Unidos contra a Turquia servirão apenas para prejudicar os interesses e a segurança dos norte-americanos", escreveu Erdogan. Segundo ele, "antes que seja tarde demais, Washington deve abandonar a ideia de que nossas relações são assimétricas e aceitar o fato de que a Turquia tem alternativas".    

"Nas últimas seis décadas, a Turquia e os EUA são parceiros estratégicos e aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Se os Estados Unidos não começarem a respeitar a soberania da Turquia e demonstrar que ele entende os perigos que enfrentamos no nosso país, a nossa parceria poderá estar em risco", acrescentou.    

A crise diplomática entre os dois países é motivada pela prisão de um pastor norte-americano na Turquia, acusado de espionagem e terrorismo em ações ligadas ao suposto golpe de estado ocorrido em 2016. A disputa fez a lira turca cair 16% em relação ao dólar, após o anúncio do plano econômico do país para conter a inflação.



Tags: eua, internacional, otan, tarifas, turquia

Compartilhe: