ASSINE
search button

Cessar-fogo reduz tensão entre Israel e grupos palestinos

Sábado foi marcado por ataques; hoje dia está mais calmo

Compartilhar

Após um sábado violento com ataques aéreos e lançamentos de foguetes e morteiros, Israel e grupos armados da Faixa de Gaza concordaram com um cessar-fogo mediado pelo Egito. A trégua foi aceita pelo Hamas e pela Jihad Islâmica.

Mas, apesar do cessar-fogo, há relatos de dois projéteis lançados da faixa de Gaza para Israel neste domingo (15), que ativaram as sirenes antiaéreas. Em uma reunião com seu gabinete, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse hoje que o país deu o maior golpe contra o Hamas desde 2012.

"Sábado atingimos o Hamas de maneira significativa. Demos o maior golpe desde a Operação Pilar Defensivo", ressaltou. "Espero que [o Hamas] tenha entendido a mensagem. Caso contrário, aprenderá em seguida", ameaçou.

No sábado, foram lançados mais de 200 foguetes e morteiros da Faixa de Gaza em direção a Israel, que respondeu atacando por via área bases do Hamas. Apesar da relativa calmaria neste domingo, uma explosão em um edifício em Gaza provocou a morte de um homem de 35 anos e de seu filho, informou a polícia. Eles estariam tentando desmontar um explosivo israelense que falhara. Fontes locais disseram que se tratava de um especialista em explosivos ligado ao Fatah e o qual pode ter construído as bombas lançadas contra Israel.

A tensão na região começou na sexta-feira (13), com confrontos durante uma marcha palestina contra Israel.