ASSINE
search button

Onda de calor deixa mais de 50 mortos em uma semana no Canadá

Compartilhar

A onda de calor que atinge há uma semana o leste do Canadá provocou ao menos 54 mortes em Quebec, anunciaram nesta sexta-feira (6) autoridades locais.

Ao menos 28 óbitos relacionados à "devastadora onda de calor" foram contabilizados na zona metropolitana de Montreal, detalharam à AFP as autoridades de saúde da cidade.

As outras mortes foram registradas no sudoeste da província francófona do Canadá, detalhou o Ministério da Saúde de Quebec.

Após uma semana de altas temperaturas no leste do Canadá, espera-se que os termômetros voltem no sábado aos níveis médios da estação. "Segundo o meteorológico, espera-se voltar ao normal nas próximas horas", apontou Noémie Vanheuverzwijn, porta-voz do ministério.

"Estou de todo coração com as pessoas de Quebec que perderam um ser querido durante a onda de calor", tuitou na quarta-feira o primeiro-ministro, Justin Trudeau, e convidou os canadenses a "se protegerem e a protegerem suas famílias".

Nenhuma morte vinculada à onda de calor foi relatada até agora na província vizinha de Ontário, que também registrou altas temperaturas.

Em 2010, as altas temperaturas provocaram a morte de uma centena de pessoas na região de Montreal.

sab/sdu/lp/val/db/mvv