ASSINE
search button

Áustria pede ao Irã suspensão de imunidade de diplomata detido

Compartilhar

A Áustria pediu a Teerã para suspender a imunidade de um diplomata da embaixada do Irã em Viena suspeito de estar envolvido em um atentado frustrado contra uma concentração da oposição iraniana em Paris - informou o Ministério austríaco das Relações Exteriores nesta terça-feira (3).

Pediu-se ao Irã "que suspenda a imunidade do diplomata iraniano" detido no sábado na Alemanha, disse um porta-voz da pasta à AFP.

Viena fez seu pedido ao embaixador iraniano na Áustria convocado pelo Ministério na segunda-feira, depois que a Justiça belga anunciou que frustrou um ataque contra uma manifestação da oposição iraniana, no sábado. O ato contou com a participação de cerca de 25.000 pessoas em Villepinte, ao norte de Paris.

A Justiça belga também anunciou a detenção do diplomata iraniano instalado na Áustria e que era contato do casal na Alemanha.

Um casal de belgas de origem iraniana foi indiciado na segunda-feira em Bruxelas, acusado de ter planejado um atentado com explosivos dois dias antes contra essa concentração organizada pelos Mujahedines do Povo Iraniano (MEK).

smk/pb/es/tt