ASSINE
search button

Trump liga para Obrador e diz acreditar em 'boa relação'

Compartilhar

Recém-eleito presidente do México, o esquerdista Andrés López Obrador teve nesta segunda-feira (2) uma conversa de meia hora com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.    

O telefonema foi anunciado pelo próprio magnata republicano, que disse acreditar que os dois terão "uma boa relação", apesar de suas diferenças ideológicas e das várias polêmicas que afastam os dois países desde o início da "era Trump".    

Durante a conversa, Trump e Obrador falaram sobre o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que o presidente dos EUA deseja renegociar, e cogitaram firmar um pacto bilateral separadamente.    

>> Obrador: é preciso incentivar o desenvolvimento para reduzir migração

>> Temer cumprimenta Lopez Obrador pela eleição no México

Além disso, Obrador informou no Twitter que propôs a criação de "projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e, com isso, reduzam a migração e melhorem a segurança". "Houve um trato respeitoso, e nossos representantes dialogarão", afirmou o líder do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), eleito no último domingo (1º), com mais de 53% dos votos.    

Obrador tomará posse em 1º de dezembro e já indicou que não pretende ter uma postura hostil em relação a Washington. "Nós não vamos nunca faltar com o respeito aos Estados Unidos, porque queremos que nos respeitem, que possa haver amizade e cooperação para o desenvolvimento", disse o esquerdista logo após sua vitória.    

México e EUA mantêm as piores relações em várias décadas devido à intenção de Trump de erguer um muro na fronteira e fazer o país vizinho pagar pela obra.