ASSINE
search button

Forças pró-Haftar recuperam dois terminais de petróleo na Líbia

Compartilhar

Dirigido pelo marechal Khalifa Haftar, o autoproclamado Exército Nacional Líbio (ENL) anunciou nesta quinta-feira (21) ter recuperado o "controle total" de duas instalações petrolíferas que foram alvo de ataques de grupos rivais na última semana.

"Nossas forças armadas têm o controle total da região de Ras Lanuf", indicou o porta-voz do ENL, general Ahmed al Mesmari, acrescentando que o ENL recuperou ainda "o terminal de Al-Sidra e perseguia o inimigo no oeste".

Também hoje o marechal Haftar anunciou o lançamento de uma ofensiva para "limpar" a zona petroleira e acabar com os grupos "inimigos" no nordeste do país.

"Chegou a hora" de "esmagar o inimigo", afirmou o marechal Haftar diante de seus homens, segundo uma gravação de áudio, na qual anunciou o lançamento da ofensiva de "reconquista sagrada".

E, sem citá-lo, nomeou Ibrahim Yadhran, que na semana passada lançou um ataque contra duas instalações petroleiras, de ter-se "aliado com o diabo".

Yadhran, pertencente à tribo Al-Magharba, historicamente baseada na região, dirigia a Guarda de Instalações Petroleiras (GIP), encarregada da segurança nesses locais.

Conseguiu bloquear as exportações de petróleo desta região por dois anos, antes de ser expulso da zona em 2016 pelo ENL.

Fontes próximas ao ENL citaram uma aliança entre Yadrhan e as "Brigadas da Defesa da Benghazi", compostas por combatentes islamistas expulsos de Benghazi (leste) pelo ENL.

Há uma semana, os dois bandos se enfrentam no entorno dos terminais de Ras Lanuf e Al-Sedra, provocando "perdas catastróficas", segundo a Companhia Nacional de Petróleo.

str-ila/rb/feb/sgf/zm/tt