ASSINE
search button

Itália identifica fraude em ajuda a vítimas de terremotos

Compartilhar

A Guarda de Finanças da Itália identificou mais de 100 casos de fraude em um benefício para pessoas afetadas pelos terremotos de 2016 em Camerino, na região de Marcas, centro do país, e em cidades dos arredores.

Segundo os investigadores, o governo recebeu 120 pedidos ilegais de contribuição para alojamento autônomo (CAS, na sigla em italiano), medida destinada a cidadãos cujas residências foram destruídas por sismos na Itália central ou ficam em áreas interditadas pelas autoridades.

O objetivo é ajudar as pessoas afetadas a pagarem hotéis enquanto não voltam para casa. Ao todo, os pagamentos indevidos totalizam mais de 500 mil euros, sendo que 120 mil euros já foram apreendidos pela Justiça.

Segundo os investigadores, muitas cidades atingidas são destinos turísticos, e os suspeitos teriam usado os danos às suas casas de férias, onde não residem oficialmente, para ter acesso ao benefício. Alguns vivem até mesmo no exterior.

O CAS beneficia atualmente 27,3 mil pessoas na região de Marcas, uma das atingidas pela sequência sísmica no centro da Itália.