ASSINE
search button

Aviação israelense ataca "objetivos militares" do Hamas em Gaza

Compartilhar

A aviação israelense realizou nesta segunda-feira nove ataques contra "objetivos militares" do Hamas no norte da Faixa de Gaza, como resposta ao lançamento de pipas incendiárias contra o território israelense.

Os ataques foram direcionados contra duas posições militares do Hamas e uma unidade de produção de armas, afirmou o exército em um comunicado, que não informa se os bombardeios provocaram vítimas.

Depois das pedras, as pipas e os balões incendiários se tornaram símbolos do movimento palestino de protesto iniciado em 30 de março em Gaza em nome do "direito de retorno" dos palestinos, expulsos ou que fugiram de suas terras após a criação do Estado de Israel em 1948.

Desde o fim de março foram registrados mais de de 300 incêndios que devastaram milhares de hectares, segundo o corpo de bombeiros de Israel.

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, afirmou que foram interceptadas quase 400 pipas das 600 que foram lançadas desde o início dos protestos.

Ao menos 130 palestinos morreram vítimas dos disparos de soldados israelenses nos protestos perto da fronteira com Gaza.

jlr/lab/es/fp