ASSINE
search button

Trump retorna a Washington e afirma que não há mais ameaça nuclear da Coreia do Norte

Compartilhar

O presidente Donald Trump retornou aos Estados Unidos nesta quarta-feira, depois de participar em Singapura na reunião de cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un, um encontro histórico que, segundo o republicano, acabou com a "ameaça nuclear" de Pyongyang.

O Air Force One pousou na base aérea de Andrews, na região de Washington, e Trump acenou para as pessoas que estavam no local ao descer da aeronave.

Aparentemente ele publicou tuites durante a aterrissagem.

"Não há mais ameaça nuclear da Coreia do Norte. A reunião com Kim Jong Un foi uma experiência interessante e muito positiva. A Coreia do Norte tem grande potencial para o futuro", escreveu na rede social.

"Antes de assumir o cargo, as pessoas estavam imaginando que iríamos à guerra com a Coreia do Norte. O presidente (Barack) Obama dizia que a Coreia do Norte era nosso maior e mais perigoso problema. Não mais - durmam bem hoje à noite", escreveu.

Além da grande repercussão na imprensa, os resultados concretos da reunião, especialmente sobre a questão chave da desnuclearização, provocam dúvidas entre os analistas, que consideram a declaração comum assinada pelos presidentes vaga e que repete compromissos assumidos anteriormente por Pyongyang e jamais colocados em prática.

dw/txw/lda/fp