ASSINE
search button

Mulher de líder de cartel de drogas e prefeito são presos no México

Compartilhar

A mulher do líder do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), considerada pelas autoridades mexicanas como a organização de tráfico de drogas mais poderosa do país, foi presa na noite deste sábado na cidade de Guadalajara, confirmou neste domingo (27) o ministro de Interior.

Rosalinda González Valencia, esposa de Nemesio Oseguera Cervantes, ou "El Mencho", foi presa por agentes do exército em uma elegante zona residencial da área de Zapopan, no oeste da cidade, em uma operação na qual não houve uso de força, detalhou o funcionário.

"Esta mulher é a provável administradora dos recursos econômicos e legais do grupo criminoso. Por isso, era buscada em cumprimento a um mandado judicial pelos crimes de delinquência organizada com a finalidade de cometer o delito de operações de recursos de procedência ilícita", disse o ministro Alfonso Navarrete em coletiva de imprensa.

González já está na prisão e à disposição da Justiça, acrescentou Navarrete.

Na operação, a Marinha também prendeu um homem um prefeito que concorria à reeleição em um município do estado de Morelos, sob acusações de sequestro e vínculos com o crime organizado que atua na região central do México.

"Foi preso Jorge 'N', presidente municipal licenciado do município de Amacuzac e atual candidato ao mesmo cargo por ser provável responsável de cometer crime de sequestro e colaborador do mais representativo grupo criminoso" do estado de Morelos (centro), afirmou Navarrete.

Veículos locais identificam o preso como Jorge Miranda Abarca, candidato pelo governista PRI nas eleições de 1 de julho, nas quais os mexicanos vão eleger presidente, Legislativo e milhares de autoridades locais.

Miranda é sobrinho de Alfonso Miranda Gallegos, ex-prefeito do mesmo município e preso no começo do mês também por crime organizado e sequestro.

Ambos são parentes de Santiago Mazari, ou "El Carrete", identificado pelas autoridades como líder do grupo criminoso "Los Rojos", com base em Amacuzac e intensa atividade em Morelos, Guerrero (sul) e Estado de México (centro).

str-jla/pc/ja/ll