ASSINE
search button

ELN e governo colombiano fazem recesso em diálogo de paz por eleições

Compartilhar

A guerrilha do ELN e o governo colombiano anunciaram nesta sexta-feira (25) um recesso nos diálogos de paz que mantêm em Havana até 30 de maio devido às eleições presidenciais de domingo na Colômbia.

"Por conta das eleições presidenciais que serão realizadas no próximo domingo, a Mesa de Diálogos retomará o quinto ciclo na quarta-feira, 30 de maio", segundo um comunicado conjunto.

O texto está assinado por Gustavo Bell, chefe da delegação do governo, e Pablo Beltrán, que representa o ELN.

O quinto ciclo de conversas começou em 10 de maio em Havana, depois que o Equador se afastou como sede, e deve "terminar o mais tardar em 12 de junho", acrescentou o comunicado.

"O sexto ciclo terá início em 20 de junho em Havana, Cuba", acrescentou o texto.

"Expressamos nosso firme compromisso com a busca de um acordo que permita que os colombianos e as colombianas possam desfrutar de um país em paz, com plenos direitos e bem-estar", sustentaram as duas partes.

O Exército de Libertação Nacional (ELN), que conta com 1.500 combatentes, é a segunda guerrilha em importância da Colômbia, atrás das desmanteladas Farc, que chegaram a um acordo de paz com o governo e se transformaram em força política.

Em Havana, o governo e o ELN avançaram na "instalação formal do Comitê Técnico que trabalha no projeto de um novo cessar-fogo com a presença de oficiais ativos da Força Pública", entre outros pontos, assinalou o comunicado.

As duas partes mostraram o seu interesse em alcançar um cessar-fogo melhor do que o conquistado em 2017 e que durou 101 dias.

Em 14 de maio, o ELN anunciou um cessar unilateral de atividades militares por cinco dias, a partir desta sexta-feira, 25 de maio, pelas eleições presidenciais.

Segundo ambas as partes, este quinto ciclo tem como objetivo conseguir uma trégua e encontrar um mecanismo para que os cidadãos possam participar do processo de paz, uma demanda constante do grupo rebelde.

cb/yow/cb