Jornal do Brasil

Sábado, 18 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Irã apresenta exigências aos Estados Unidos sobre acordo nuclear

Jornal do Brasil

A tensão entre Estados Unidos e Irã cresce a cada dia. Um dia depois do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, apresentar 12 exigências ao Irã relacionadas ao programa nuclear do país, foi a vez de o presidente iraniano, Hassan Rouhani, responder de forma incisiva. "Quem é você que quer decidir pelo Irã e pelo mundo?", perguntou o iraniano. 

A imprensa iraniana destaca uma série de exigências para uma eventual aproximação entre Irã e Estados Unidos.

O jornal Iran Daily também reforçou a reação do governo iraniano destacando em sua manchete “Europeus rejeitam a lista de condições americanas para o Irã”. O Tehran Times também rebate as 12 exigências interpretadas como um pedido de rendição.

Tehran Times apresenta 12 pré-requisitos das autoridades iranianas para conversar com os norte-americanos. A lista inclui total desarmamento nuclear e destruição de armas nucleares americanas, sob supervisão internacional, o fim dos mísseis intercontinentais americanos e a retirada das tropas americanas do Golfo Pérsico, da Ásia, da Índia e do Afeganistão.

Exigências

Os iranianos também exigem o pedido oficial de desculpas pelas articulações políticas de 1953, que levaram ao poder o regime do Xá Pahlev por 25 anos e admissão de total responsabilidade pelo apoio a Saddam Hussein na guerra imposta ao Irã.

Resgatando episódios passados, a lista inclui a aceitação, pelo governo americano, da responsabilidade total pela derrubada de um avião iraniano de passageiros em 1988, na rota Teerã-Dubai, com compensação aos sobreviventes e admissão de responsabilidade pela criação dos grupos Estado Islâmico e Al Qaeda.

As condições publicadas pelo Tehran Times não são oficiais, mas sinalizam um recado do governo iraniano ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que abandonou o acordo nuclear assinado em 2015, que conta com apoio da Europa, Rússia e China. 

Agência Brasil


Tags: ataque, conflito, eua, irã, nuclear, tensão

Compartilhe: