ASSINE
search button

Lava de vulcão no Havaí chega ao oceano e gera nuvem tóxica

Um homem ficou gravemente ferido após ser atingido pelo fenômeno

Compartilhar

As autoridades do Havaí alertaram nesta segunda-feira (21) para o perigo da fumaça tóxica depois que a lava do vulcão Kilauea entrou em contato com o Oceano Pacífico.

A nuvem é formada por uma reação química decorrente da mistura da lava com a água salgada, que produz ácido clorídrico e minúsculas partículas de vidro no ar. A preocupação é de que o fenômeno coloque os moradores da região em risco. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a "nuvem é uma união de ácido clorídrico gasoso, vapor e partículas de vidro vulcânico. Esta mistura gasosa quente e corrosiva causou duas mortes imediatamente adjacentes ao ponto de entrada da costa em 2000".

A lava chegou ao oceano neste domingo (20), depois que uma cratera se rompeu em um dos canais de lava, na Grande Ilha havaiana. Na ocasião, um homem foi atingido na perna e ficou gravemente ferido. Ele foi hospitalizado, mas sua identidade não foi revelada.

Enquanto isso, rios de lava continuaram a emergir das fissuras do Kilauea, que nas últimas semanas chegaram a um bairro residencial da região. De acordo com especialistas, a emissão de gás à base de dióxido de enxofre triplicaram nessa área.

O vulcão entrou em erupção no dia 3 de maio e causou a evacuação de aproximadamente duas mil pessoas da região. Ao todo, a lava já destruiu quase 40 residências. Todos os moradores foram orientados a permanecer longes dos locais afetados.