ASSINE
search button

Investigação sobre interferência russa na eleição americana pode acabar em setembro

Compartilhar

O advogado do presidente dos Estados Unidos afirmou que a investigação sobre o possível conluio entre a Rússia e a equipe de campanha de Donald Trump pode ser concluída no dia 1 de setembro, informou a imprensa americana

Rudy Giuliani, advogado de Trump, afirmou que a equipe do procurador especial Robert Mueller prevê encerrar a investigação nesta data e divulgou a informação há duas semanas, informou o jornal The New York Times.

O canal de televisão Fox News citou o advogado e afirmou que Mueller informou a equipe jurídica de Trump que a investigação pode terminar até o dia 1 de setembro, mas que isto dependeria do procurador interrogar o presidente em meados de julho.

Giuliani, ex-prefeito de Nova York, deseja que a investigação termine antes das eleições de meio de mandato para o Congresso em novembro, para que não afete as possibilidades dos republicanos, indicou a Fox News.

"Você não quer a repetição das eleições de 2016, quando foram divulgados relatórios desencontrados no fim e você não sabe como afetou a eleição", declarou Giuliani ao Times.

O ex-diretor do FBI James Comey - demitido por Trump no ano passado - anunciou que a agência reabriria uma investigação sobre o uso abusivo de e-mails privados de Hillary Clinton apenas 11 dias antes da eleição de 2016, uma informação que pode ter mudado o resultado da disputa.

Trump considera a investigação de Mueller uma "caça às bruxas" e deseja a conclusão o mais rápido possível.

Seu ex-diretor de campanha Paul Manafort, o ex-assessor de Segurança Nacional Michael Flynn e várias pessoas envolvidas na campanha foram citados na investigação de Mueller, como culpados, com acordos ou sua defesa nos tribunais.

Mas, um ano depois do início da investigação, as grandes perguntas continuam sem respostas: a campanha de Trump se aliou ao Kremlin para manipular as eleições de 2016? O que sabia o então candidato e o quando ficou sabendo? Trump obstruiu a justiça? Um presidente em exercício poderia ser acusado?

wd/oh/lab/ple/val/gv/fp