ASSINE
search button

Gina Haspel se torna primeira mulher a dirigir a CIA

Compartilhar

Gina Haspel, de 61 anos, tornou-se formalmente nesta segunda-feira (21) a primeira mulher a dirigir a Agência Central de Inteligência (CIA).

Funcionária de mais de 30 anos de carreira na agência, Gina atuava como diretora interina, no lugar de Mike Pompeo, que assumiu o Departamento de Estado.

O processo de confirmação de Gina Haspel no Senado deflagrou enorme polêmica por sua relação com o uso de brutais métodos de tortura por parte da CIA há uma década.

"Estou apoiada nos ombros de heroínas que nunca buscaram o reconhecimento público, mas serviram como inspiração para as que vieram depois", disse Haspel na cerimônia de posse na sede da CIA.

De acordo com a nova diretora da CIA, "gerações" de agentes "desafiaram estereótipos, romperam e abriram portas para o resto de nós".

Ela estava rodeada pelo presidente Donald Trump, por Pompeo e pelo vice-presidente Mike Pence, que lhe tomou o juramento.

Trump leu um breve discurso, no qual elogiou Haspel, a quem apresentou como uma pessoa "dura", mas sem fazer qualquer referência ao papel que ela desempenhou na chamada "guerra ao terror" por meio da aplicação de técnicas de tortura.

Durante a denominada "guerra ao terror", Gina Haspel era responsável por um centro clandestino de detenção administrado pela CIA e situado na Tailândia.

Sua audiência pública ao Comitê de Inteligência do Senado, em março, como parte de seu processo de confirmação, causou revolta entre os democratas e organizações de defesa dos direitos humanos. Nela, Gina se negou a condenar o uso de tortura e sequer aceitou considerar se sua aplicação era imoral.

Haspel se referiu apenas a um "programa avançado de detenção e interrogatórios", nome formal com o qual a comunidade de Inteligência americana legalizou o uso dessas práticas brutais, posteriormente consideradas como tortura pelo próprio Senado.

ahg/lb/tt