ASSINE
search button

Deputados britânicos exigem medidas contra dinheiro russo 'corrupto'

Compartilhar

Uma influente comissão parlamentar britânica exigiu nesta segunda-feira que o governo de Theresa May faça mais para combater o fluxo de dinheiro "corrupto" russo circulando em Londres.

"Não há desculpa para o Reino Unido fechar os olhos quando os cleptocratas do presidente (russo Vladimir) Putin e os violadores dos direitos humanos usam dinheiro lavado em Londres para corromper nossos aliados, enfraquecer nossas parcerias e corroer a confiança em nossas instituições", escreveu o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns em um relatório.

A primeira-ministra conservadora endureceu sua posição em relação a Moscou depois do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal em solo britânico em 4 de março, atribuído à Rússia, que nega.

O governo expulsou diplomatas russos e prometeu caçar os "criminosos e elites corruptas", enquanto os parlamentares aprovaram uma emenda para impor sanções para "desencorajar" violações dos direitos humanos e para "responsabilizar" aqueles que as cometem.

Mas de acordo com a comissão, "o presidente Putin e seus aliados puderam continuar a agir como se nada tivesse acontecido escondendo e lavando seus bens sujos em Londres".

"O Reino Unido deve ser claro sobre o fato de que a corrupção proveniente do Kremlin não é mais bem-vinda em nossos mercados e vamos agir", insiste.

Os deputados exigem medidas mais severas. Neste sentido, querem que Londres utilize a sua posição como um centro financeiro global para reforçar as lacunas nos acordos e apelar a uma cooperação mais estreita com os Estados Unidos, o G7 e a UE. ar-eg/mr