ASSINE
search button

Suposto 'parabéns' a Hitler causa polêmica na Itália

Professor italiano escreveu homenagem de "129 anos de vida"

Compartilhar

Um docente do Instituto Técnico Agrário "Ulpiani", da cidade de Ascoli Piceno, na Itália, escreveu uma mensagem de parabéns em seu Facebook que vem gerando polêmica no país.

O professor Felice Spicocchi compartilhou nesta sexta-feira (20) uma mensagem, em alemão, de felicitações "pelos 129 anos de vida", sem mencionar qualquer nome. Contudo, 20 de abril de 1889, 129 anos atrás, é o dia do nascimento de Adolf Hitler.

"Parabéns a Hitler? Eu só queria desejar as minhas felicitações a uma pessoa que nasceu 129 anos atrás, cujas obras artísticas admiro muito", explicou Spicocchi à ANSA.

De acordo com ele, a publicação era direcionada, na verdade, ao fotógrafo Colmar Walter Hahn - que também nasceu no dia 20 de abril de 1889, em Berlim, na Alemanha.

"Não sei quem começou com essa especulação. Porém a minha publicação foi distorcida, com a intenção de associá-la, a qualquer custo, ao ditador Adolf Hitler", comentou Spicocchi.

"Além do mais, Hitler nasceu na Áustria, em Braunau am Inn, e não em Berlim. Se eu tivesse escrito 129 vezes parabéns ao 'tio' Walter, isso não teria acontecido", acrescentou.

A postagem foi excluída, mas, segundo o docente, não foi ele quem a apagou.