ASSINE
search button

O passo a passo para votar nas eleições da Itália

Cidadãos do exterior já podem exercer seu direito ao voto

Compartilhar

Cidadãos italianos residentes no exterior, inclusive no Brasil, já podem expressar seu voto nas eleições legislativas de 4 de março, que definirão o próximo governo do país europeu.

As cédulas eleitorais foram despachadas pelos consulados e devem ser devolvidas à sede de sua circunscrição até as 16h (horário local) do dia 1º de março, uma quinta-feira. Veja abaixo o passo a passo para exercer seu direito: As cédulas - Cada cidadão italiano recebeu duas cédulas: uma verde, para o Senado, e outra amarela, para a Câmara dos Deputados. A exceção são os eleitores com menos de 25 anos, que votam apenas para a Câmara.

Na parte posterior destes papéis estão listados os partidos e listas com candidatos na circunscrição da América do Sul. O eleitor poderá optar entre quase 90 postulantes, sendo que 24 deles são brasileiros ou têm residência no Brasil.

Como votar - O eleitor deve marcar com um "x" ou uma barra o símbolo da lista ou partido de sua preferência. Ao lado, nas linhas pontilhadas, ele pode escrever o sobrenome (sempre o sobrenome) de até dois candidatos da legenda escolhida. O procedimento é o mesmo para a Câmara e para o Senado e deve ser feito sempre com caneta esferográfica azul ou preta.

Como enviar - As cédulas, preenchidas exclusivamente com os votos, devem ser colocadas no envelope branco pequeno enviado pelo consulado. Atenção: apenas as cédulas amarela e verde podem ser colocadas neste envelope, que precisa ser cuidadosamente lacrado e colocado no maior ("carta-resposta"), que já vem pré-selado.

Em seguida, pegue a folha do certificado eleitoral ("certificato elettorale") e destaque o canhoto da certidão eleitoral ("tagliando elettorale"). Este último, que não contém o nome do cidadão, também deve ser colocado no envelope grande ("carta-resposta"). A parte de cima do certificado eleitoral fica com o próprio eleitor. O "tagliando" também não pode ser colocado junto com as cédulas no envelope menor.

Prazo - O envelope grande precisa ser postado no correio de modo que chegue no consulado antes de 16h de 1º de março, ou o voto será invalidado. Além disso, não pode haver qualquer identificação do eleitor no envelope menor, assim como não é necessário especificar o nome do remetente no envelope maior, uma vez que o voto é secreto.