ASSINE
search button

Talibã reivindica atentado contra hotel em Cabul

Grupo armado invadiu unidade da rede Intercontinental na capital

Compartilhar

O grupo terrorista Talibã reivindicou a autoria do atentado contra um hotel da rede Intercontinental em Cabul, capital do Afeganistão, ocorrido na noite do último sábado (20).

Em uma mensagem no Twitter escrita em inglês, o porta-voz da milícia, Zabihullah Mujahid, afirmou que a operação foi conduzida por cinco "mujahideen", aqueles empenhados na "jihad", a guerra santa islâmica.

O ataque ocorreu enquanto o hotel recebia um encontro entre comandantes militares estrangeiros e membros do governo afegão.

Na reivindicação, o Talibã afirma que matou "dezenas de inimigos estrangeiros e mercenários".

O número de mortos no atentado ainda é incerto. Oficialmente, o balanço é de seis vítimas, mas a emissora de televisão "Tolo" já fala em "pelo menos" 18 pessoas assassinadas. Outras 126 foram salvas, incluindo 41 estrangeiras. As forças de segurança mataram três terroristas.

A ação começou por volta de 21h (horário local), quando os agressores entraram no Intercontinental, disparando a esmo contra clientes e funcionários. Em seguida, subiram para os andares superiores e provocaram um incêndio no edifício. O ataque só terminou às 10h deste domingo (21).

O hotel estava sob estreita vigilância desde 2011, quando um atentado semelhante provocara a morte de 20 pessoas, incluindo nove terroristas. O movimento fundamentalista islâmico Talibã governou o Afeganistão até 2001, quando foi derrubado pela intervenção dos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro.

Washington acusava o regime de esconder Osama bin Laden, fundador da Al Qaeda, autora dos ataques ao Pentágono e às Torres Gêmeas.