ASSINE
search button

Em última missa no Chile, Papa Francisco defende imigrantes

Segundo líder católico, eles são 'ícones da Sagrada Família'

Compartilhar

Em sua última missa no Chile, celebrada nesta quinta-feira (18) em Campo Lobito, em Iquique, o papa Francisco voltou a fazer uma forte defesa dos imigrantes e destacou que eles são "ícones da Sagrada Família".

"Iquique é uma área de imigrantes que nos lembra a grandeza dos homens e mulheres, de famílias inteiras que, perante às adversidades, não se dão por vencidas e fazem caminho em busca de vida. Eles - especialmente aqueles que devem deixar a sua terra porque não tem o mínimo necessário para viver - são ícones da Santa Família, que precisou atravessar desertos para poder continuar a viver", disse durante a homilia.

Mostrando conhecer a área, o Pontífice destacou que a palavra "Iquique" significa "terra de sonhos" e que isso já demonstra como a região soube abrigar pessoas de diversos povos e culturas que precisaram "deixar os seus queridos e partir".

"Uma partida sempre baseada na esperança de ter uma vida melhor, mas sabemos que é sempre acompanhada de bagagens cheias de medo e de incerteza por aquilo que está por vir", destacou ainda.

Em outra passagem de seu sermão, o sucessor de Bento XVI lembrou aos cristãos que não pode "haver alegria em Cristo se as portas são fechadas" para os imigrantes. "Não há alegria cristã quando nós fazemos o outro sentir que eles são em muitos ou que, entre nós, não há lugar para eles", disse ainda.

Durante a homilia, o Sumo Sacerdote também criticou a precarização do trabalho no país.

"Estamos atentos a todas as situações de injustiça e às novas formas de exploração que expõem tantos irmãos a perder a alegria da festa. Estamos atentos perante à precarização do trabalho que destrói vidas e famílias. Estamos atentados àqueles que se aproveitam de irregularidades de muitos imigrantes porque não conhecem a língua ou não tem os documentos em dia", acrescentou.

A cidade do norte do Chile, no meio do deserto do Atacama, é conhecida por ser uma região de imigrantes, especialmente, nos últimos anos. Cerca de 10% da população local é formada por pessoas que não nasceram ali, sendo a maior parte deles peruanos e bolivianos.

Porém, nos últimos oito anos, Iquique se tornou o destino final de muitos colombianos, bem como de pessoas do Haiti, da Venezuela e de Cuba.

Já Francisco, sempre que possível, coloca o tema das imigrações em pauta. Seja na Europa, que atravessa a maior chegada de deslocados desde o fim da Segunda Guerra Mundial, no Oriente Médio ou nos países da América que visitou, o tema é recorrente e busca causar reflexão sobre o que faz tantas pessoas abandonarem suas casas para tentar uma vida melhor.

- Agenda: Após a missa, Francisco terá um encontro com duas vítimas da ditadura militar no Chile durante a década de 1970. É esperado que eles lhe entreguem uma carta.

Depois, o Papa se dirigirá para a "Casa de Retiros del Santuario Nuestra Señora de Lourdes" onde almoçará com religiosos.

No fim da tarde, já de volta à Santiago, ele participa da cerimônia de despedida do país e parte para Lima, no Peru, onde deve chegar por volta das 20h30 (horário de Brasília).