Jornal do Brasil

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Internacional

China constrói maior purificador de ar do mundo

Jornal do Brasil

A fim de combater o grande problema da contaminação atmosférica que o país enfrenta, a China construiu uma torre de purificação de ar de 100 metros de altura na cidade de Xian, na província de Shaanxi.

Segundo Cao Junji, cientista que lidera o projeto, a torre experimental, chamada "o maior purificador de ar do mundo" causou uma melhoria significante na situação atmosférica na zona central da cidade, informa o jornal South China Morning Post.

De acordo com o cientista, nos últimos meses tem se observado melhorias na qualidade do ar na área de dez quilômetros quadrados ao redor da estrutura. Para além disso, a torre conseguiu produzir mais de dez milhões de metros cúbicos do ar limpo por dia desde seu lançamento.

Torre vai ter o objetivo de reduzir a poluição

Cao Junji adicionou que, nos dias com muita poluição do ar, a torre foi capaz de reduzir o smog, que é neblina contaminada, para níveis moderados.

O ar contaminado é absorvido pela torre e aquecido por energia solar. O ar quente logo se eleva na estrutura e passa através de múltiplos filtros de limpeza antes de regressar à atmosfera.

O chefe do projeto detalhou que os resultados obtidos ainda são preliminares, uma vez que o experimento ainda está em curso. A equipa científica responsável pelo monitoramento da torre planeja publicar os dados detalhados sobre o seu funcionamento em março de 2018.

O custo do projeto não foi revelado. A instalação experimental em Xian é uma versão pequena de uma torre antismog maior que a equipa de Cao planeja construir em outras cidades da China no futuro.

>> Sputnik

Sputnik


Tags: ar, china, contaminação, poluição, projeto, torre

Compartilhe: