Jornal do Brasil

Terça-feira, 19 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Casamento feito em avião foi ideia do Papa, dizem noivos

Cerimônia foi realizada no Chile e teve certificado

Jornal do Brasil

O casamento realizado pelo papa Francisco nesta quinta-feira (18) entre dois funcionários da Latam enquanto viajavam de Santiago para Iquique, no Chile, foi uma ideia do próprio Pontífice.

"Foi ele quem teve a ideia", afirmaram Paula Podest Ruiz, de 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriga, 41, que já tinham se casado no civil, mas não conseguiram fazer a cerimônia religiosa.

"Ele nos perguntou se nos casamos na igreja e nós explicamos que não conseguimos porque a igreja que faríamos a cerimônia foi destruída por causa do terremoto de 2010", contou Podest.

Os dois já são casados há mais de oito anos e têm duas filhas, Isabela e Rafaela. Durante o voo, pediram para o Papa abençoar a união deles, mas o líder da Igreja Católica foi mais além.

>> Papa celebra casamento durante viagem de avião no Chile

"Vocês querem que eu faça o casamento de vocês?", indagou o papa Francisco.

Apesar da surpresa da proposta, os noivos aceitaram e o Pontífice presidiu uma pequena cerimônia a mais de 10 mil metros de altura.

O Papa só nos perguntou se havia um verdadeiro amor entre nós, se era para a vida inteira", explicou Paula.

Além disso, "Francisco também nos questionou se queríamos fazer o nosso casamento público, e nós lhe dissemos que não era um problema. Aí ele respondeu que isso é positivo, porque ele motivaria outros casais casados apenas no civil a casarem na igreja também", acrescentou Carlos.

O matrimônio teve o padre mexicano, Felipe Herrera, e o presidente da Latam, Ignacio Cueto, como testemunhas. Já o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke, escreveu e assinou a certidão, validando a união religiosa. "Tudo é válido, é tudo oficial", ressaltou.



Tags: agencia, ansa, francisco, internacional, papa

Compartilhe: